24 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Aeroporto de Tupã já está credenciado para receber voos comerciais

Aeroporto Faria Lima está credenciado e entra agora em chamamento público, esperando empresa interessada em sua operação

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) confirmou a inclusão de Tupã no programa "São Paulo Pra Todos”. Criada pelo governo estadual, a ação oferece subsídios para que companhias aéreas possam expandir suas operações em cidades do interior.

"O Governo está empenhado no incremento, desenvolvimento e modernização do sistema aeroviário do Estado, com ênfase nos principais aeroportos regionais, inclusive Tupã”, assegurou o diretor superintendente do Departamento, Antônio Claret de Oliveira.

Segundo ele, o objetivo é acelerar o trabalho, garantindo que ainda neste ano seja realizado o processo de concessão, através de concorrência pública. O superintendente da estatal elogiou também as instalações do Aeroporto Brigadeiro Faria Lima, que, segundo ele, contempla "toda infraestrutura necessária para atendimento de voos comerciais, hoje operados pelas empresas aéreas Latam, Azul, Gol e Passaredo”.

De acordo com Oliveira, cabe agora às empresas a realização de estudos de demanda nos aeroportos regionais, com o objetivo de participar do chamamento público que vai ser realizado para atribuir as novas linhas aéreas. Ele explicou que com a política de incentivos na área fiscal, a meta é ampliar a malha aeroviária do Estado, incluindo aeroportos de cidades menores, como é o caso de Tupã.

As informações são da Assessoria Parlamentar do vereador Alexandre Scombatti, que integra o trabalho com foco na reativação do Aeroporto Faria Lima e sua utilização por uma empresa aérea.

Para o parlamentar, a região precisa de novas interligações com a capital e centros maiores.
"Estamos agora esperando a manifestação de companhias que queiram operar em nosso município. É importante lembrar que quando iniciamos este trabalho, recebemos apoio de Prefeituras e Câmaras Municipais de várias cidades da região, o que mostra a importância que a Nova Alta Paulista atribui a este projeto”, avaliou Scombatti.

O programa

O programa "São Paulo Pra Todos” foi criado com o objetivo de aumentar o número de voos comerciais regulares em solo paulista. A forma de incentivo às novas rotas foi a da desoneração fiscal, uma vez que a despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo.

Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível para aeronaves, o Governo do Estado pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares, como é o caso de Tupã.

Pelo acordo firmado em fevereiro, o setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o Brasil. Ao todo, as novas frequências englobarão aeroportos de 38 cidades em 21 estados.

"Todo trabalho político já foi realizado, incluindo uma visita ao secretário estadual de Transportes, João Octaviano Machado Neto, que serviu para apresentar as potencialidades de nosso aeroporto e de nosso município. Agora, temos que esperar que o chamamento público seja realizado e que alguma empresa manifeste interesse em operar na nossa cidade. Estamos otimistas com relação a este quadro”, concluiu o vereador Alexandre Scombatti.



Redação Tupacity.com com informações Assessoria Parlamentar
+ VEJA TAMBÉM