01 de Dezembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Alunos da escola João Geraldo Iori participam de encontro virtual com escritor cearense, Mailson Furtado

Professora Jocelaine Alves da Paz foi quem teve a ideia e tornou o encontro virtual uma realidade; a iniciativa visa promover o contato das crianças com escritores e incentivar a leitura.

É fato que a pandemia modificou as relações de ensino, onde os alunos e professores tiveram de sair da sala de aula, para o ambiente virtual.

Em Tupã não é diferente. Mas, para aproveitar as oportunidades de aproximação que a internet possibilita, as professoras Jocelaine Alves da Paz e Nilce Crivellaro, da escola João Geraldo Iori, encontraram uma maneira inusitada de ensinar as crianças do 4º ano sobre a importância da leitura e da poesia.

As professoras promoveram um encontro virtual pela plataforma do ‘Meet’ na última sexta-feira (13), com o poeta cearense e vencedor do prêmio Jabuti de 2018, Mailson Furtado Viana, que além de escrever um texto para as crianças da escola municipal e disponibilizar um vídeo recitando uma poesia, também respondeu algumas perguntas dos pequenos.

Professora Jocelaine Alves da Paz foi quem teve a ideia e tornou o encontro virtual uma realidade. Foto: Cedidas/Coordenação da Escola João Geraldo Iori.
Professora Jocelaine Alves da Paz foi quem teve a ideia e tornou o encontro virtual uma realidade. Foto: Cedidas/Coordenação da Escola João Geraldo Iori.


Segundo a professora Jocelaine, a iniciativa surgiu durante o planejamento das aulas, onde era necessário trabalhar o gênero notícia com as crianças do 4º ano. Ela conta que se deparou com uma reportagem sobre o prêmio Jabuti e, então, surgiu o "insight” de como trabalhar a aprendizagem neste bimestre.

"Através desta notícia conheci a história de Mailson, que ganhou o prêmio Jabuti de 2018, sendo o primeiro em mais de 60 anos a ter conquistado a premiação com uma produção independente”, conta.

"Entrei em contato com ele pelas redes sociais e, para a nossa surpresa, ele me respondeu. Contei a proposta para ele e desde então começamos a organizar este encontro”, acrescenta Jocelaine.

A professora explica que pensou em ousar e fazer algo novo, de forma que as crianças tivessem uma aula prática que levassem para toda a vida.

"Nosso objetivo era tanto de vida - falar de uma biografia que inspirasse nossas crianças, de uma pessoa que saiu de uma cidade pequena e está conquistando não só o Brasil, mas o exterior - quanto fazer dele um objeto de estudo, para produção de texto”, disse.

A partir desta entrevista, feitas pelas crianças sob orientação das educadoras, dados foram levantados para a biografia dele e, posteriormente, serão feitas a produção de texto e a revisão deste trabalho. "Vi nos olhinhos deles que eles se sentiram importantes de entrevistar uma pessoa ilustre, que dividiu a experiência de vida com eles”.

"Acreditei que no meio da pandemia isto poderia incentivar os meus alunos a participarem mais das aulas”. Parece que a iniciativa da professora Jocelaine trouxe resultados positivos, já que mais da metade dos alunos participaram do bate-papo, além dos familiares que também fizeram perguntas ao Mailson.

Jocelaine finaliza dizendo que foi um momento feliz e de realização como educadora. "Toda a nossa equipe gestora nos apoiou, em especial a nossa coordenadora Mara Regina Ramos Lopes, que foi quem me acompanhou desde o princípio”, agradece.

Vale destacar que a iniciativa também contou com o apoio da diretora da instituição, Viviane Ciaramicoli Trisoglio; Vice-diretora, Rosimeire Dias Ramiro Pereira; e Coordenadora, Rosana Porto e Silva.

A equipe de reportagem do TupãCity entrou em contato com o escritor cearense que deu um feedback sobre a experiência.

"Foi uma experiência linda, fico muito grato a toda a escola e sua coordenação pela oportunidade de intercâmbio. Sou um apaixonado por ações como esta, de conversar com crianças sobre literatura, poesia, sempre é muito gratificante ver o interesse delas sobre esse assunto tão importante para todos nós. Pralém de toda essa oportunidade, foi maravilhoso estar pela primeira vez em Tupã, mesmo que virtualmente, conhecendo mais uma parte desse país imenso, que tanto tem a nos ensinar. Espero que logo possível, possa visitar a cidade e conversar mais e mais sobre arte, vida e literatura", destaca.

"Sou um apaixonado por ações como esta, de conversar com crianças sobre literatura, poesia, sempre é muito gratificante ver o interesse delas sobre esse assunto tão importante para todos nós", disse Mailson Furtado. Foto: Cedidas/Coordenação da Escola João Geraldo Iori.


Mailson Furtado

O escritor ganhou como 'Livro do Ano' e "Poesia do Ano' no Jabuti 2018 - mais importante premiação literária do Brasil - com a obra "À Cidade”, que foi lançada de forma independente, onde o próprio Mailson escreveu, editou, diagramou e até ilustrou a capa do volume.
Redação TupãCity/ Ana Santoni
+ VEJA TAMBÉM