13 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Após surto de coronavírus em asilo, Prefeitura de Tupã anuncia testagem em massa dos idosos

Até o momento, 12 pessoas da Casa Emanuel contraíram o vírus, 6 idosos estão hospitalizados.

Coletiva foi realizada na tarde desta sexta (10) para anunciar medidas.
Coletiva foi realizada na tarde desta sexta (10) para anunciar medidas.


O prefeito municipal Caio Aoqui e o Secretário de Saúde Dr. Miguel de Marchi realizaram uma coletiva na tarde desta sexta-feira (10) para alertar sobre o aumento de casos e anunciar sobre surto de casos de coronavírus no asilo Casa Emanuel.

Até o momento, 12 pessoas foram confirmadas com a doença, sendo que 6 idosos estão internados na Santa Casa de Tupã. Por conta disto, o Comitê de Enfrentamento a COVID0-19 irá realizar a transferência dos idosos para o antigo hospital Dom Bosco.

"Nós faremos a testagem em massa no domingo, após essa testagem nós iremos destinar os pacientes para o Dom Bosco. A Prefeitura já contratou uma empresa terceirizada para realizar as adequações do prédio para abrigar esses idosos”, explica o prefeito Caio Aoqui.

Até o momento, Tupã tem confirmado 133 casos da doença, sendo 19 casos positivados nas últimas 24 horas. De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Miguel de Marchi (foto), as pessoas não devem se preocupar com o aumento dos casos, mas sim com a prevenção.

"Não se assustem com os números de casos que vão aparecendo, porque é realmente para aparecer e nós temos que segurar e monitorar pra que alguém não fique doente. O que se espera é o seguinte, a gente fica realmente preocupado com o número de leitos, só que a gente não fica preocupado em se prevenir. Quanto mais gente estiverem confirmadas sem estarem doentes, pra nós é ótimo”, ressalta o médico.

Dos 12 confirmados na Casa Emanuel, 6 idosos na faixa etária de 75 e 94 anos estão internados, sendo que 1 está na UTI. Outros 6 funcionários estão isolados em suas casas.
"Mas por que tirar esse pessoal de lá? Porque o vírus está em cada porta, cada janela, cada ambiente, cada cama, ele está no cabelo de todo mundo, na máscara de todo mundo. Então nós não podemos deixar os outros, cerca de 50 outros pacientes e mais uns 13, 14 funcionários, se contaminem com esse vírus. Então nós precisamos tirá-los desse local para que esse local seja higienizado”, explica o Secretário de Saúde.

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 irá ainda definir como será o retorno desses abrigados ao asilo. O Prefeito lembrou ainda que na terça-feira (14) será realizada a testagem em massa do asilo da Casa dos Velhos.

Além das medidas relacionadas a Casa Emanuel, o prefeito Caio Aoqui também falou sobre o decreto restringindo o horário do comércio neste sábado(11) até às 13h e que anunciou uma barreira sanitária amanhã na Av. Tamoios.


Até o momento, 12 pessoas foram confirmadas com a doença na Casa Emanuel.
Até o momento, 12 pessoas foram confirmadas com a doença na Casa Emanuel.


Redação TupaCity
+ VEJA TAMBÉM