29 de Maio de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Bolsa Família prorroga prazo para atualização dos cadastros

Bloqueios, suspensões ou cancelamentos também serão suspensos

A Secretaria de Assistência Social de Tupã informa que o prazo para atualização do Cadastro Único, de programas sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa Bolsa Família, será adiado. A decisão pela prorrogação do prazo para os procedimentos de averiguação e revisão cadastral busca evitar bloqueios, suspensões ou cancelamentos dos benefícios durante o período de pandemia do Coronavírus.

Em Tupã, 6.737 famílias estão inseridas no Cadastro Único, incluindo 1.472 beneficiárias do Bolsa Família. De acordo com a secretária de Assistência Social, Patrícia Fernandes, "o adiamento garante a manutenção dos benefícios e evita que os integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, assim como os servidores do CadÚnico, exponham-se ao maior risco de infecção pelo novo vírus”.

O município segue o cronograma de bloqueio decretado pelo Ministério da Cidadania, que considerou que as medidas adotadas em todo país para contenção do Coranavírus (COVID-19) têm causado um impacto muito grande no funcionamento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Segundo Patrícia, a suspensão das aulas e o não cumprimento de outras regras que asseguram a manutenção dos benefícios socias levaria a obrigatoriedade de comparecimento das famílias para revisão cadastral.

Dados do Ministério da Cidadania apontam que a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município de Tupã é de 84,83%, índice superior à média nacional. Isso significa que o cadastramento de famílias pela Secretaria de Assistência Social tem atuado muito bem, provando que as famílias cadastradas realmente pertencem ao público alvo do Cadastro Único.

"A aproximação entre as ações municipais e estaduais e a integração das gestões são fundamentais para continuarmos a atender a população mais carente do nosso município, especialmente num momento tão delicado para todo o mundo”, finaliza Patrícia.

Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM