25 de Maio de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Cerca de 7 estabelecimentos foram notificados por descumprirem orientações em Tupã

A força-tarefa conta com 60 agentes de fiscalização, que ficam espalhados em vários pontos estratégicos da cidade, onde o fluxo de pessoas é maior durante o dia.

Em quase duas semanas da reabertura do comércio da cidade, vários estabelecimentos já foram verificados pela Prefeitura de Tupã. A força-tarefa conta com 60 agentes de fiscalização, que ficam espalhados em vários pontos estratégicos da cidade, onde o fluxo de pessoas é maior durante o dia.

As equipes também recolheram mais de 600 cópias do Termo de Compromisso, sendo que alguns comerciantes fizeram o documento e combinaram de entregar na sede da Vigilância Sanitária de Tupã ou em uma visita posterior das equipes.

De acordo com a chefe do setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro, 7 estabelecimentos foram advertidos porque não se adequaram às exigências previstas no decreto 8.767/2020, mesmo após as orientações dos agentes. As equipes também verificaram denúncias de irregularidades feitas pela população.

"Recebemos denúncias de 3 partidas de futebol, 2 bares com aglomerações, 1 sauna funcionando de forma irregular, 2 conveniências sem a utilização de máscaras e 1 estabelecimento devido ao uso incorreto de máscaras mesmo já tendo recebido as devidas orientações”, informou.

Gisele acrescentou que os agentes percorrem as ruas do centro e bairros diariamente e boa parte dos comerciantes e população estão seguindo as recomendações corretamente. Ela ainda comentou quais são os canais oficiais da Prefeitura para receber denúncias.

"Observamos que grande parte da população e comerciantes aderiram às recomendações, o que é extremamente importante para o combate do novo coronavírus. A população pode fazer denúncias de irregularidades, no Call Center sobre o Coronavírus, através dos números: (14) 99808-4512, (14) 99803-1871, (14) 99854-9157, (14) 99713-5691 e (14) 99866-3431”, disse.


A força-tarefa conta com 60 agentes de fiscalização, que ficam espalhados em vários pontos estratégicos da cidade.


O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que a quantidade de agentes possibilita a fiscalização de mais estabelecimentos em diferentes regiões da cidade. Ele contou que a Administração também realiza barreiras sanitárias com o objetivo de orientar a população sobre as medidas de prevenção ao novo vírus.

"Além de todo o trabalho de fiscalização dos estabelecimentos, orientamos também a população em geral, para que se adequem às medidas de saúde e preservem as suas vidas e de seus familiares. Quanto mais informação verídica sobre o novo vírus, mais as pessoas ficam protegidas, pois sabem a importância de adotar hábitos de prevenção”, comentou.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou que a Administração segue trabalhando incansavelmente para ampliar recursos, manter a população informada e proteger tanto a economia, quanto a saúde tupãense. O chefe do Executivo também parabenizou a grande adesão às recomendações de saúde.

"Estabelecemos medidas rígidas, com o objetivo de garantir uma reabertura segura do comércio de nossa cidade. Para isso, estruturamos equipes responsáveis pela fiscalização do cumprimento de todas as exigências. Parabenizo aos comerciantes à população que vem seguindo nossas recomendações”, parabenizou.


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM