13 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Com aumento dos casos, comércio de Tupã funcionará em horário reduzido neste sábado (11)

Horário estendido, que iria até as 17 horas, foi reduzido devido ao aumento dos casos de coronavírus na cidade.

A Prefeitura vai reduzir o horário de funcionamento do comércio neste sábado (11/07) em função do aumento dos casos de coronavírus na cidade e da alta na taxa de ocupação dos leitos hospitalares da Santa Casa de Tupã, que também atende pacientes de várias cidades da microrregião.

Segundo acordo firmado entre as entidades representativas do comércio, incluindo Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit) e Sindicato do Comércio (Sincomércio) e o Sindicato dos Comerciários (Sincomerciários), o expediente comercial é ampliado todo segundo sábado de cada mês, funcionando das 9h às 17h.

Para combater o surgimento de novos casos de Covid-19 e amenizar a taxa de ocupação hospital, que nesta quinta-feira chegou a 50% dos leitos de enfermaria e 40% nos leitos de UTI, a prefeitura publicou o decreto municipal 8.808, que excepcionalmente neste sábado reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e de serviços para o período das 9 às 13h.

A medida, entretanto, não abrange os chamados serviços essenciais, incluindo supermercados, postos de combustível e farmácias, que funcionarão em horário normal neste sábado.
Vale ressaltar que a redução do horário comercial é embasada na decisão do Tribunal de Justiça, que concedeu liminar autorizando o município a disciplinar a suspensão ou retorno da atividade econômica de acordo com a evolução da doença.

A medida já havia sido adota de forma bem sucedida no mês de junho, quando a prefeitura aproveitou o feriado de Corpus Christi, que caiu em uma quinta-feira, para suspender a flexibilização do comércio não essencial. A medida de contenção surtiu efeito, ajudando a reduzir o nível de utilização dos leitos de enfermaria e de UTI da Santa Casa.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a compreensão dos comerciantes e destacou a importância da medida para evitar o registro de novos casos e o comprometimento da capacidade de atendimento da Santa Casa.

"Como verificamos novo aumento de casos da doença e principalmente, novo crescimento da taxa de ocupação dos leitos na Santa Casa, temos que tomar essas medidas para evitar que a doença saia do controle ou possa comprometer a capacidade de atendimento da nossa rede hospitalar”, explicou.

Caio pediu novamente a colaboração da população para que mantenham as medidas preventivas de higienização e distanciamento social. "Pedimos mais uma vez que todos colaborem com as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Nos últimos dias registramos aumento de casos da doença e a elevação da taxa de ocupação, o que pode levar o Tribunal de Justiça a derrubar nossa liminar. Se isso acontecer vamos perder todas as conquistas obtidas até o momento e teremos que fechar o comércio novamente, o que certamente será prejudicial a todos”, alertou Caio.


Comércio funcionará somente das 9h às 13h neste sábado.
Comércio funcionará somente das 9h às 13h neste sábado.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM