28 de Novembro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Conferência da pessoa com deficiência debaterá papel social pela inclusão

Comunidade e instituições públicas avaliam como tornar Tupã mais acessível



Qual o papel do cidadão no processo de inclusão social? Para refletir sobre as responsabilidades da comunidade e das instituições públicas na criação de uma Tupã mais acessível, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará sua V Conferência Municipal com o tema "Consciência Inclusiva: Qual é a sua capacitação?".

Conforme a presidente do Conselho Municipal pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Helena Mozena, uma palestra será conduzida pela mãe Apaeana, Silmara Guimarães. O filho dela, Samuel Guimarães, 9 anos, é uma criança com epilepsia e autismo.

Segundo Maria Helena, os Conselhos de direitos, as entidades que lutam pela inclusão ou que assistem pessoas com deficiência têm grande responsabilidade no despertar da sociedade a respeito da acessibilidade e da inserção social de pessoas com deficiência. Mas, os indivíduos também precisam repensar sua cidade, pois facilitar o deslocamento beneficia ainda idosos, pedestres e crianças, por exemplo.

"A inclusão social é responsabilidade de todos os setores da sociedade e não podemos esquecer que nossa população está envelhecendo e a pessoa idosa e a pessoa com deficiência têm uma pauta em comum que é a mobilidade reduzida", declara a presidente.

A quinta edição da conferência será no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005, e tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Conforme a secretária responsável pela pasta, dra. Telma Tulim, entre os objetivos do encontro estão: avaliar as políticas públicas municipais voltadas às pessoas com deficiência, e aprovar o Planejamento Anual.

"Os conselheiros irão deliberar ainda a respeito dos representantes das organizações da sociedade civil, tanto titulares quanto suplentes, para o biênio 2022/2024, por meio de seu Regimento Interno, e fixando diretrizes a serem implementadas no município", comenta.

  As propostas aprovadas serão registradas e publicadas. A V Conferência Municipal será em 21 de setembro de 2022, das 7h30 às 13h, no Núcleo de Tempo Integral "Izilda de Freitas Alves" (antiga estação da Fepasa).
Prefeitura de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM