25 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Eleições 2020: Partidos terão convenções para oficializar candidatos neste fim de semana

Partidos têm até 16 de setembro para realizarem as convenções

Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação.

Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro.

Neste fim de semana, vários partidos farão a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores em Tupã. Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual para a escolha de candidatos, mas em Tupã, eles optaram pelas convenções presenciais.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

As convenções serão abertas para pré-candidatos e filiados a partidos, além da imprensa, sendo restritas à população em geral para evitar aglomerações.

Convenções em Tupã: Cronograma

PSL - Sábado (12) às 9h na Câmara Municipal.
PcdoB - Sábado (12) às 14h na Câmara Municipal
PV e Podemos - Sábado (12) 15h no Célimo Buffet
PSD e PSDB - Domingo (13) às 9h30 no Complexo Kawano.

Já o PRTB, que tem como pré-candidata à prefeitura Klio Hirano, ainda não definiu data para as convenções.
Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM