18 de Junho de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Fake News: Prefeitura desmente boato de que realiza cadastro para "xepa" da vacina contra Covid

Secretaria de Saúde explica que não há doses remanescentes

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, desmentiu ontem a falsa informação repassada nas redes sociais, sobre a possibilidade de pessoas de acima de 50, sem comorbidades, se inscreverem nas unidades de saúde para receber as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, também conhecidas como "xepa" da vacinação.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, explicou que quando há disponibilidade, essas doses remanescentes devem ser aplicadas conforme o prazo de validade e somente em pessoas dos grupos prioritários previstos no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO) do Ministério da Saúde.

Ela esclareceu também que a vacina Coronavac e a vacina da Pfizer precisam ser usadas em até 6 horas após a abertura do frasco enquanto a vacina AstraZeneca/Oxford pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta, desde que mantida na temperatura de 2 a 8 graus celsius.

Ainda de acordo com ela, em Tupã a Secretaria de Saúde somente abre novos frascos de vacinas de acordo com a necessidade, levando em consideração a quantidade de doses por embalagem, seus prazos de validade e o número de pessoas aguardando na fila. Esse cuidado, segundo ela, tem possibilitado a imunização do maior número de pessoas possível, além de evitar doses remanescentes ou desperdício de vacinas.

"Essa informação de que as pessoas acima de 50 anos, sem comorbidades, podem ligar nas unidades de saúde e se cadastrar para receber a xepa da vacina, infelizmente é mais uma fake news. Estamos trabalhando com muita seriedade para que todos os frascos de vacina que recebemos sejam efetivamente utilizados dentro de seu prazo de validade, atendendo o maior número de pessoas e seguindo rigorosamente as faixas de vacinação determinadas pelo Governo do Estado de São Paulo", afirmou.

Além de criar na população uma falsa expectativa quanto a possibilidade de se vacinar contra a Covid, a fake News infelizmente também tem prejudicado os trabalhos nas unidades de saúde, devido ao grande número de pessoas que estão entrando em contato para confirmar se a informação procede.


Prefeitura
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM