01 de Junho de 2020
12º/26º
NOTÍCIAS » LOCAL

Feriadão de 9 julho pode ser antecipado em todo o estado de SP

Projeto encaminhado à ALESP pelo governador João Dória prevê a antecipação para a segunda-feira, 25 de maio, do feriado do dia 9 de julho

O governador de São Paulo, João Doria, encaminhou ontem (18) para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a proposta de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para o dia 25, segunda-feira.

A medida, caso aprovada pelos deputados estaduais, valerá para todo o estado de São Paulo. O objetivo do governador é aumentar a taxa de isolamento no estado, que tem ficado abaixo das expectativas, só aumentando nos feriados e finais de semana.

Anteontem (17), a taxa de isolamento foi de 54%, abaixo do mínimo considerado necessário de 55% para diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19) e evitar um colapso no sistema de saúde.

"A expectativa é de que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter a aprovação majoritária dos deputados da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo”, disse Doria.

Prefeitura

Para aumentar o isolamento social na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas também propôs à Câmara Municipal para antecipar dois feriados municipais: o de Corpus Christi, em junho, e o da Consciência Negra, em novembro, para que ocorram ainda nesta semana, na quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

Com a medida, a cidade de São Paulo teria um feriado prolongado, começando na quarta-feira e terminando na segunda-feira (25), com a sexta-feira (22) de ponto facultativo. A votação dos feriados municipais na Câmara Municipal está prevista para ocorrer ainda hoje (18), a partir das 15h.

"Com essa decisão, teremos um período mais prolongado de feriados e, com isso, desejamos ter índices [de isolamento> semelhantes ao dos demais feriados e aos finais de semana”, disse Doria.

O governador recomendou que prefeitos do estado também repitam o gesto do prefeito Bruno Covas para antecipar seus feriados municipais.

Tupã

O Tupacity.com entrou em contato com o prefeito Caio Aoqui que explicou que Tupã provavelmente não irá adotar a medida de antecipar os feriados.

No entanto, caso a Alesp aprove o projeto do governador João Doria, Tupã tende a seguir a antecipação do feriado de 9 de julho.

No entanto, um acordo entre as entidades dos patrões (Sincomércio) e dos empregados (Sincomerciários) havia feito uma troca entre o feriado de 9 de julho e o carnaval, ou seja, os funcionários do comércio descansaram no carnaval e trabalhariam no dia 9.

Conforme o Tupacity apurou, a determinação se haverá ou não feriado antecipado especificamente em Tupã dependerá das próximas decisões da ALESP.

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM