25 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Idosos de Lar em Tupã dão conselhos às gerações mais jovens: 'Seja Feliz, faça o bem e estude'

Na atividade batizada de "Me dê um conselho!", idosos do Lar e Creche Bom Samaritano partilharam suas experiências de vida

Uma atividade batizada de "Me dê um conselho!", desenvolvida pelo Lar e Creche Para Idosos Bom Samaritano em Tupã, ganhou repercussão nas redes sociais na última semana.

Os idosos escreveram em uma folha o seu conselho para as gerações mais jovens. Em contato com o Tupacity.com, Luciana Ribeiro Dos Santos, que é uma das proprietárias do Lar, contou como a ideia surgiu.

"Sempre que me sento com algum deles, são tantas histórias conversas boas que me enchem de alegria e esperança por uma vida mais produtiva. Minhas filhas têm um carinho imenso por uma senhora que fica conosco. Antes da pandemia, elas iam lá no quarto dela e ficavam contando histórias, música e brincando de boneca. Um dia, analisando toda a situação que estamos vivendo e vendo o que algumas pessoas que eu mesma conheço se tornaram, me veio na cabeça a ideia de ouvi los, porque nada melhor do que ouvir quem nos criou, quem cuidou de nós", explicou.

"Em uma conversa com nossa psicóloga Maria Gabriela Lima Gomes e pesquisa na internet, elaboramos a atividade de perguntar para eles mesmos o que eles poderiam nos aconselhar", disse Luciana.

Luciana não esperava a repercussão que a postagem em uma rede social tomou. "Não imaginávamos que daria tanta repercussão. Nós postamos as atividades porque muitas famílias são de fora e não tem muito tempo de estar acompanhando tudo. Essa é uma forma de mostrar também que nosso trabalho é sério". Além de Luciana, o Lar é administrado também por Elaine Ribeiro dos Santos e Daniel Ribeiro dos Santos.

E salientou: "Com isso podemos ver que não é só o cuidado, eles precisam ser ouvidos, porque isso é muito bom, no dia a dia não damos valor aos idosos, mas o que as pessoas não veem é o que eles significam pra nós, é o carinho, a sabedoria, o amor, a vivencia deles, tudo o que podem eles compartilham conosco e o que falta é atenção. Se o mundo os ouvisse, as coisas não estariam da forma que estão".

Entre os conselhos: "Seja Feliz", "Faça o bem", "Estude", "Respeite" e "Não use drogas". Confira a publicação:

Atividade batizada de "Me dê um conselho!", onde partilharam suas experiências de vida oferecendo como...

Publicado por Lar e Creche Para Idosos Bom Samaritano em Quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Redação TupaCity
+ VEJA TAMBÉM