25 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Missas presenciais começam a voltar em Tupã seguindo protocolos sanitários

A primeira paróquia a recomeçar as celebrações foi a matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, neste fim de semana.

Depois de quase seis meses, as missas presenciais estão voltando a serem realizadas em Tupã. A primeira paróquia a recomeçar as celebrações foi a matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, neste fim de semana.

E março de 2020,o bispo da diocese de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, havia decretado a suspensão das missas em virtude da pandemia do coronavírus. Relembre.

Em julho, bispo emitiu outro decreto liberando as celebrações a partir de 22 de agosto, como noticiou o Tupacity.com.

Em Tupã, no entanto, os padres optaram por esperar um pouco mais para esse retorno, prorrogando-o para este mês de setembro. Veja aqui o cronograma de cada paróquia. Apenas a matriz de São Pedro ainda não tem data para o retorno das missas.

O retorno

O pároco da matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, padre Márcio Rios, contou ao Tupacity.com que a procura pela missa foi maior no sábado, dia 5. Das 80 senhas disponíveis, foram retiradas pelos paroquianos 74.

Já no domingo, o movimento foi menor. "Acredito que ainda muitos estão com medo", observou o padre. De acordo com ele, foi emocionante rever os fieis. "Muito bom ter os fiéis novamente para celebrar junto a missa", comentou.

Retorno das missas/Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Retorno das missas/Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora


Regras

Entre as principais regras para reuniões religiosa está o respeito ao afastamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e não permitir a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco (não é recomendada a presença de menores de 12 anos e idosos a partir de 65 anos). Também é necessário o uso de máscara durante toda a celebração.
Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM