22 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Moradora encontra vestígios de chumbinho em ração colocada para animais de rua na Vila Inglesa

Foi aberto um Boletim de Ocorrência para investigar o conteúdo encontrado na ração e tentar localizar o autor

Uma moradora Vila Inglesa, em Tupã, denunciou ter encontrado vestígios do que seria chumbinho em ração colocada para animais de rua.

O alerta foi feito em um grupo destinado à causa animal. "Venho fazer um alerta para o pessoal que mora e tem animais na Vila Inglesa, minha mãe coloca ração e água todos os dias para os animais de rua que estão por aqui, hoje saímos e não deixamos ração; apenas água!!!! Agora quando chegamos observamos dois montinhos com essa ração, na qual fomos retirar e observamos que tem chumbinho dentro de alguns grãos! Indignada com tamanha maldade, onde fazemos o bem, alguém vem para semear o mal!", escreveu a moradora na publicação.
Moradora encontra vestígios de chumbinho em ração colocada para animais de rua na Vila Inglesa/Foto: Redes sociais
Moradora encontra vestígios de chumbinho em ração colocada para animais de rua na Vila Inglesa/Foto: Redes sociais

Em contato com o Tupacity.com, a protetora voluntária Mariliza Modelli informou que foi aberto um Boletim de Ocorrência para investigar a situação. A postagem feita no grupo já soma mais de 400 reações e 100 comentários.

Os moradores cobram que quem colocou o suposto conteúdo na ração seja identificado, inclusive, por meio de câmeras de segurança. Ainda de acordo com os relatos, os casos de envenenamento de animais, principalmente gatos, tem se tornado frequentes no bairro.

"Isso está acontecendo com frequência aqui na Vila Inglesa. Muitos gatos estão sendo encontrados envenenados, sem contar os que morreram. Eu falei que dessa vez iria tomar a frente e fazer boletim de ocorrência. Agora vamos aguardar. Quem sabe conseguimos pegar a pessoa que está fazendo isso", disse a protetora.

Ainda segundo ela, casos assim acontecem em toda a cidade, mas nos últimos dias, têm sido observados com mais frequência na Vila Inglesa.

O envenenamento é crime e as maiores vítimas são geralmente, os animais de rua e aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua. O conhecido chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos.

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

O Chumbinho, como é conhecido no Brasil, é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo.
Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM