23 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Moradores reclamam de infestação de pernilongos em Tupã

A Secretaria Municipal de Saúde orienta fechar as janelas das residências ao entardecer, até que a ação dos inseticidas aplicados surta efeito na cidade

Moradores de Tupã reclamam de infestações de pernilongos. O Tupacity.com entrou em contato com a prefeitura para entender o que tem causado estas "ondas" de infestação.

Desde o dia 1º de setembro a Secretaria Municipal de Saúde notou um aumento considerável de infestação de culex (pernilongo). Esta é considerada uma "segunda onda" de infestação.

Desde então, a Pasta iniciou diversas ações no Córrego Afonso XIII, onde localizou águas de esgoto caindo na rede pluvial do local e se deslocando para o córrego entre as ruas Seraphina Etelvina Pagliuso e Francisco Turra, ocasionando a grande infestação.

De acordo com a assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações para que a infestação de pernilongos diminua no município. Entre os dias 8 e 10, as equipes da Pasta realizaram a desobstrução do esgoto, localizado no Córrego Afonso XIII, em parceria com a SABESP.

Além disso, na última sexta-feira (11) foi realizada a pulverização de toda a lateral do córrego entre as ruas Caingangs e Francisco Turra. "Lembrando que a Secretaria de Obras está trabalhando em conjunto, realizando o aterramento da lagoa", afirma a prefeitura.

Ainda segundo as informações, as residências localizadas em bairros mais distantes do Córrego deveriam sentir a diminuição da infestação dentro de 3 dias. Já as residências mais próximas, devem notar a diminuição em torno de 5 dias. Nesta semana, os trabalhos irão continuar, conforme informou chefe do Departamento de Entomologia, Marco Antônio de Barros.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, até que as ações já iniciadas tomem novos efeitos, é sugerido a todos que fechem as janelas de suas residências ao entardecer. Também é aconselhada a utilização de inseticidas domésticos.

a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações para que a infestação de pernilongos diminua no município
A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações para que a infestação de pernilongos diminua no município

Moradores reclamam de infestação de pernilongos em Tupã/Foto: Redes sociais
Moradores reclamam de infestação de pernilongos em Tupã/Foto: Redes sociais

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM