18 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Morre aos 102 anos Jurandir Conceição, um dos únicos tupãenses centenários

O seu Jura, como era conhecido, andou de bicicleta até os 95 anos.

Faleceu nesta quinta-feira (13), aos 102 anos, o senhor Jurandir Conceição, um dos únicos tupãenses centenários.

Ele, que até os 97 anos acordava às 5h da manhã para fazer caminhada, morreu de causas naturais devido à idade avançada, conforme informou a família ao Tupacity.com. Ele estava acamado há 8 meses depois de ter tido um AVC - Acidente Vascular Cerebral.

"Aos cem anos fizemos uma festa para ele e ele estava muito bem para a idade. Mas há cerca de um ano e meio teve um aneurisma e ficou mais debilitado, acamado. Estava sendo acompanhado por enfermeira, só que tinha um pouco de falta de ar de vez e em quando. Na quarta-feira ele estava com um pouco mais de falta de ar, tomou um antibiótico na expectativa de melhora, mas na manhã seguinte ele faleceu. Dormiu e não acordou mais", explicou Thiago Conceição, neto do senhor Jurandir.

Em 2018, o Tupacity.com fez uma matéria especial sobre o aniversário de cem anos de Jurandir Conceição. Ele era pai de Moacir Conceição, proprietário do Cristal Supermercado. Além disso, também era sogro do ex-vereador Valdir Bagaço.

Ele, que nasceu no dia 30 de julho de 1918, chegou a brincar ao revelar o segredo da longevidade.

"Atividade física, trabalho e banha de porco. Acordar e dormir cedo”, comenta. O seu Jura, como é conhecido, andou de bicicleta até os 95 anos. "Depois me tiraram a bicicleta, não precisava. Dava para andar mais alguns anos”, esbravejou.

Mesmo assim, ele continuou a praticar atividade física. Até os 97 anos acordava às 5h da manhã para fazer caminhada, no entanto, uma Isquemia, fez paralisar um dos lados do seu corpo, forçando-o a interromper os exercícios.

O aposentado era viúvo, mas é rodeado de carinho. Atualmente, morava com uma das filhas. Ele teve 5 filhos:, Moacir Conceição, Antônio Atos de Oliveira, Maria José Conceição Porto, Maria Auxiliadora Conceição Mendes e Maria Lourdes Conceição Berni (in memorian); 13 netos: Melissa, Joice, Fábio, Juliano, Thiago, Michelle, Thais, Tarcísio, Ricardo, Maria Fernanda, Leonardo, Vinicius e Fabrício (in memorian). E 8 bisnetos: Raissa, Beatriz, Henrique, Rafael, Emanuele, Benício, Enrico e Theo.

Morre aos 102 anos Jurandir Conceição, um dos únicos tupãenses centenários
Morre aos 102 anos Jurandir Conceição, um dos únicos tupãenses centenários


Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM