28 de Novembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Município já coletou 1.200 pneus neste mês

Além de proporcionar o descarte correto, iniciativa contribui para o combate à dengue.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza às quartas-feiras coletas de pneus em quase 20 borracharias da cidade. Além do recolhimento, a Pasta também recebe pneus em sua sede e realiza coletas agendadas. Até a última sexta-feira (20), foram reunidas 1.200 unidades, que agora aguardam destinação correta.

De acordo com Josias Rodrigues, chefe do setor responsável pela coleta, cerca de 300 pneus de diferentes tamanhos são recolhidos semanalmente, sendo a maioria de carros, motos, bicicletas e caminhões. Ele enfatizou que além de possibilitar um descarte adequado, a iniciativa combate a dengue e evita enchentes e acidentes.

Município já coletou 1.200 pneus neste mês.
Município já coletou 1.200 pneus neste mês.


"Esta é uma alternativa para que o pneu seja descartado corretamente; porém se ele for posicionado para a coleta fora do dia agendado, ele poderá acumular água, entupir bocas de lobo e até causar acidentes. Por isso, pedimos que a população se atente a o dia do recolhimento”, explicou.

O titular da Pasta, José Rodrigues – "Zé Vinagre”, explicou que periodicamente os pneus são recolhidos pela a Policarpo Ambiental, de Bragança Paulista. Segundo ele, lá estes descartes entram em um processo de reciclagem, composto por diversas etapas, até se tornarem matéria-prima de outros produtos.

"O descarte correto do pneu preserva a natureza, evita acidentes e enchentes, previne o aparecimento de animais peçonhentos e a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, pedimos para que a população não queime nem jogue pneus na rua ou na natureza, pois é através de ações como estas que ajudamos a fazer um mundo melhor”, enfatizou.
Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM