16 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Mutirão ajudará MEIs a fazerem a Declaração Anual do Simples Nacional

Curso 'Empreenda Rápido: Organize seus negócios' também será oferecido gratuitamente

O SEBRAE Aqui realizará um mutirão para ajudar os microempreendedores individuais (MEIs) a realizarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei). Além dos atendimentos, será ofertado gratuitamente o curso Empreenda Rápido: Organize seus negócios.

De acordo com a agente de desenvolvimento do Sebrae Aqui de Tupã, Thaiane Betelli, os interessados poderão comparecer no SEBRAE Aqui, situado na Avenida Tapuias, 907, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e solicitar a ajuda com a elaboração e entrega da Declaração. Segundo a agente, o envio da DASN-Simei mantém o MEI com as obrigações fiscais em dia e garante os benefícios previdenciários.

Mutirão ajudará MEIs a fazerem a Declaração Anual do Simples Nacional
Mutirão ajudará MEIs a fazerem a Declaração Anual do Simples Nacional


'O procedimento é feito apenas pela internet, por meio do Portal do Empreendedor. Quem não cumprir esta obrigação, está sujeito a multas, perda dos benefícios do INSS e até mesmo ter a empresa cancelada', enfatizou.

Thaiane destacou que a Declaração deve ser elaborada com os dados de faturamento bruto (valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço sem deduzir nenhuma despesa) referentes ao exercício anterior (2020), além de informar se há funcionário contratado no período. Ela ainda explicou que mesmo que o MEI não tenha faturado nada no ano anterior deve fazer a Declaração.

'Para realizar a Declaração pelo SEBRAE Aqui, basta informar o CNPJ, documento com foto, faturamento bruto e se o período contou com funcionário contratado. O MEI tem até o dia 31 de maio para o envio; e a multa pelo atraso é de no mínimo R$50 ou 2% ao mês-calendário ou fração, calculada em cima do montante dos tributos decorrentes do que foi declarado, limitada a 20%', detalhou.

Segundo a agente, depois do envio com atraso, será gerado um boleto para o pagamento; e se a quitação ocorrer no prazo de 30 dias, terá desconto de 50% no valor da multa. Se o MEI perder o novo prazo, ele terá de procurar a Receita Federal para a impressão com outra data. A agente também informou que será oferecido ao público um curso formado por oficinas sobre comportamento, formação de preço, fluxo de caixa e marketing digital.

'Além da Declaração, será oferecido gratuitamente o curso Empreenda Rápido ? Organize seus negócios, destinado para empreendedores que querem profissionalizar o seu negócio, aprimorando seus controles operacionais e de gestão', explicou.
Prefeitura
+ VEJA TAMBEM