07 de Junho de 2020
16º/24º
NOTÍCIAS » LOCAL

Bombeiros já atendem em média 10 ocorrências de queimada por semana em Tupã

O período de tempo seco já está chegando e com isso o Corpo de Bombeiros já começa a atender mais ocorrências de queimadas

O período de tempo seco e temperaturas mais amenas está chegando e com isso o Corpo de Bombeiros já começa a atender mais ocorrências de queimadas, sejam elas propositais ou acidentais.

Em entrevista ao Tupacity.com, o comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã, Roberto dos Santos, informou que em média, a corporação tem atendido cerca de duas ocorrências de queimadas por dia semanalmente e que a tendência é aumentar.

"A primeira questão a que devemos nos atentar é a proteção da vida. Existe o risco para quem mora nas proximidades, principalmente nas áreas rurais, além do risco para os animais, que muitas vezes, quando há queimadas de grande proporção, não conseguem fugir e acabam mortos ou machucados pelo fogo", destacou.

O tenente também frisou que o empreendido em apagar queimadas, interfere em outras ocorrências de resgate. "Isso toma tempo da equipe, demora para finalizar a ocorrência e pode implicar prejuízo a outras ocorrências. É claro que não colocamos todas as nossas equipes em ocorrências de incêndio, o que depende da proporção, justamente para deixar outra equipe à disposição para atendimento de outras ocorrências. O que acontece é que o caminhão de incêndio estando empenhado, é um equipamento a menos para atendimento de outra ocorrência", explicou.

"Naturalmente, se houver ocorrência de maior gravidade, daremos preferência. Mas existe o tempo gasto até que a equipe se reúna, saia do local e se desloque a outra ocorrência", acrescentou.
Bombeiros já atendem em média 10 ocorrências de queimada por semana em Tupã
Bombeiros já atendem em média 10 ocorrências de queimada por semana em Tupã

Vale lembrar que a função do Corpo de Bombeiros é combater os incêndios, No caso de denúncias, a população deve entrar em contato com a Polícia Civil, Ambiental ou Militar.

O tenente do Corpo de Bombeiros de Tupã orientou a população com relação às queimadas. "Muitas vezes um incêndio inocente pode se transformar numa catástrofe. Principalmente nesta época do ano, dependendo do vento e do ar seco, o fogo se propaga e pode fugir do controle. Então às vezes um fogo baixo, para fazer limpeza de um terreno, pode tomar proporções muito grandes e colocar as pessoas em risco. Tem também a questão da poluição ambiental e do prejuízo da fumaça a quem tem problema respiratório, principalmente", concluiu.

Cabe destacar que outra prática que aparentemente é inocente, mas que pode gerar incêndios, é o descarte incorreto de bitucas de cigarro, que pode causar grandes incêndios.

Assista à entrevista com o tenente dos Santos para saber mais:



Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM