23 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Padres decidem não retomar as missas presenciais em Tupã

Decisão foi tomada em consenso com os demais padres da cidade.

Apesar da permissão dada pelo bispo da diocese de Marília, Luiz Antônio Cipolini, os padres da cidade de Tupã optaram por não retornar as missas com o povo na cidade por enquanto.

No final de julho, o bispo liberou o retorno das celebrações litúrgicas públicas gradualmente a partir do dia 22 de agosto.

No entanto, de acordo com o padre Carlos Roberto dos Santos, que é pároco da Matriz de São Pedro e vigário geral da Região Pastoral II (onde Tupã se encaixa), as missas ainda não serão retomadas na cidade.

Em contato com o Tupacity.com ele explicou que a decisão foi tomada em consenso com os demais padres da cidade. O motivo, de acordo com ele, é o aumento dos casos de infecção pelo coronavírus.

Também foi considerado o decreto do prefeito Caio Aoqui que está vigente e que limita a celebração dos cultos religiosos a apenas uma vez por semana, aos domingos.

Outro fator levado em conta foi a quantidade de idosos que costumam frequentar as missas. Ainda segundo o padre, houve uma reunião com as autoridades municipais onde a orientação foi adiar o retorno.

Nesta quinta-feira (13), o Tupacity.com entrevistará o padre para trazer mais detalhes da decisão.

Adamantina

Em comunicado distribuído à imprensa nesta quarta-feira (12), as três paróquias de Adamantina - Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São Francisco de Assis e Paróquia Santo Antônio de Pádua – detalharam o cronograma e orientações aos fiéis, sobre a retomada das celebrações públicas presenciais.

De acordo com o site Siga Mais, seguindo as orientações das autoridades de saúde, as celebrações católicas, nas três paróquias de Adamantina, serão realizadas com restrições.

O comunicado distribuído à imprensa detalha nove pontos, que deverão ser seguidos pelos fiéis:

1 - Participação de no máximo de 40% da capacidade de cada templo.

2 - Exigido uso de máscaras e higienização das mãos e pés na entrada da igreja.

3 - Famílias poderão ocupar o mesmo banco (ex. pais com filhos).

4 - Só poderão ocupar os lugares assinalados nos referidos bancos.

5 - Não será permitida aglomeração na chegada e na saída das Missas.

6 - Para participação nas Missas todos deverão retirar senha na secretaria paroquial durante semana.

7 - Pede-se que cada cristão participe de uma única Missa por semana

8 - Serão retomados a administração dos Sacramentos, sendo de devem procurar as Paróquias para inscrição de batizados e casamentos. Para os mesmos não serão exigidos curso de preparação.

9 - Não haverá procissão de ofertas e de comunhão. Ofertas serão colocadas nas cestas que estarão na entrada da igreja. Comunhão será distribuída somente nas mãos e nos lugares ocupados. (Continua após a publicidade...)

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM