28 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

PCdoB é o partido com o maior número de mulheres candidatas ao legislativo

O PCdoB de Tupã firmou coligação com os partidos PSD e PSDB

O Tupacity.com faz neste fim de semana a cobertura das convenções partidárias para as eleições municipais de 2020.

No sábado, dia 12, foi realizada a convenção do PSL, no plenário da Câmara Municipal e do PV e Podemos, no Célimo Buffet.

Também aconteceu no sábado a tarde a convenção do partido PcdoB. A sigla lançou 20 candidatos sendo 12 homens e 8 mulheres, destacando-se, assim como o partido que tem mais mulheres na disputa pelo legislativo.

A Emenda Constitucional nº 97/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu o fim das coligações partidárias nas eleições para cargos proporcionais a partir do pleito municipal de 2020.

Com a medida, as mulheres ganham mais espaço no cenário eleitoral. Isso porque, se antes o cumprimento da cota de gênero de 30% para as candidaturas se aplicava à coligação como um todo, agora ela se aplica a cada partido, individualmente.

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Além disso, em maio do ano passado, por unanimidade, o Plenário do TSE confirmou que os partidos políticos deveriam, já para as Eleições 2018, reservar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, para financiar as campanhas de candidatas no período eleitoral.

O PCdoB firmou coligação com os partidos PSD e PSDB que lançaram na manhã deste domingo (13) Caio Aoqui e Renan Pontelli para prefeito e vice.

Candidatos do PCdoB (nomes de urna):

- Nice do PSF
- Regina Célia
- Professora Cris Vicente
- Alício Indio
- Claudemir da Ambulância
- Jorge Gentil
- João Borracheiro
- Luis Alves
- Silvio Toledo
- Edilson
- Tathy Fávaro
- Djalma do Mercado Kasanova
- André Luiz
- Silvio Rapini do Sumaré
- Terezinha da Maraba
- Lucia Helena
- Antônia Pitilin da ONG
- Carlos Damasceno
- Luis Guilherme
- Vera Palomo

PBdoB é o partido com o maior número de mulheres candidatas ao legislativo
PBdoB é o partido com o maior número de mulheres candidatas ao legislativo

PBdoB é o partido com o maior número de mulheres candidatas ao legislativo
PBdoB é o partido com o maior número de mulheres candidatas ao legislativo

Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM