01 de Junho de 2020
12º/26º
NOTÍCIAS » LOCAL

Descarte incorreto em gaiolas ecológicas estará sujeito a multa

A higienização das gaiolas ecológicas acontecem em dias alternados, de acordo com a necessidade dos pontos de depósito e do volume encontrado em cada local.

Para preservar a natureza e manter o município limpo, a Prefeitura realiza o recolhimento de objetos inservíveis nas vicinais. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, gaiolas foram instaladas em diversos pontos para diminuir o acúmulo de lixo em locais inadequados e evitar o surgimento de animais silvestres ou peçonhentos que ocasionem problemas à saúde da população.

A higienização das gaiolas ecológicas acontecem em dias alternados, de acordo com a necessidade dos pontos de depósito e do volume encontrado em cada local. O titular da Pasta, José Rodrigues "Zé Vinagre”, explicou que mesmo com as constantes limpezas, é necessário o auxílio de caminhões basculantes com pás carregadeiras e caminhões compactadores, para retirar todo o material que estão dentro e fora das gaiolas.

"Todos os pontos em que há a presença de gaiolas ecológicas, foram pensados estrategicamente para que não haja necessidade dos donos de residências ali próximas descartarem incorretamente os objetos sem serventia e, mesmo com o constante trabalho, o número de objetos retirados dos pontos ainda é muito grande, aproximadamente de 5 a 10 metros cúbicos de lixo por viagem são retirados”, contou.

O secretário acrescentou que é essencial a participação e colaboração de todos pois, desta maneira, é possível manter o município higienizado nas áreas urbanas e rurais, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

"Manter a cidade limpa é um dever de todos, pois ao evitar o descarte irregular de lixos orgânicos, recicláveis e inservíveis, seja em vias, terrenos ou canais, o munícipe exerce um ato de cidadania. Além disso, caso alguém seja visto descantando materiais incorretamente, estará sujeito a multa”, alertou.

Já o responsável pelas limpezas externas das gaiolas ecológicas, Cláudio Alex de Oliveira, disse que para auxiliar as ações da Pasta, os munícipes podem realizar denúncias através do telefone da Secretaria (14) 3496-3346 ou da Ouvidoria da Prefeitura 0800 773 1600.

"Além das denúncias, os munícipes podem nos ajudar na indicação de locais que precisam da higienização. Assim, é possível que todos os pontos da cidade sejam limpos com mais agilidade e eficácia pelas equipes da Pasta”, acrescentou.

Assessoria
+ VEJA TAMBÉM