25 de Maio de 2020
18º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Prefeitura orienta proprietários e representantes de supermercados de Tupã

Objetivo foi debater, orientar e esclarecer possíveis dúvidas a respeito das medidas recomendadas para o setor.

Na tarde da última sexta-feira (15), a Prefeitura de Tupã se reuniu com diversos proprietários e representantes de supermercados da cidade, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Tupã. Durante a reunião, foram adotadas todas as medidas de combate ao Coronavírus recomendadas pelos órgãos de saúde.

O encontro, que teve o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas referentes aos decretos, medidas preventivas, reabertura e fiscalização destes estabelecimentos, contou com a presença do prefeito Caio Aoqui, além dos titulares das pastas de Assuntos Jurídicos, de Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior.
Além destes, também participaram a chefe do setor de Vigilância Sanitária, Gisele Porteiro e 3 representantes da equipe de fiscalização da Prefeitura. Os principais assuntos tratados foram: fiscalização, restrições de entrada, uso de máscaras, recomendações para o setor e possíveis formas de orientar a população.

De acordo com Gisele Porteiro, é importante ressaltar que a fiscalização primeiramente vai orientar e advertir em casos de não cumprimento de alguma norma; e caso haja reincidência, o estabelecimento será autuado e receberá a aplicação de uma multa; e se após prazo para readequação não houver cumprimento das normas estabelecidas, haverá a suspensão do alvará de funcionamento.

"É importante enfatizar que estes estabelecimentos devem seguir recomendações básicas dos órgãos de saúde para combater o novo vírus. Estamos orientando e conscientizando os proprietários para evitar futuras advertências, multas e suspensões de alvarás”, ressaltou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, destacou a importância do setor para o abastecimento da população e a influência destes na economia local. O titular da Pasta também lembrou que atualmente, este é o setor mais procurado pela população e, por isso, deve receber atenção redobrada, evitando novos casos de coronavírus na cidade.

"Contamos com supermercados de diversos portes, que atendem diferentes públicos em vários locais do município. Por isso, buscamos entender a realidade de cada um, debater, orientar e esclarecer as medidas, além de ouvir as sugestões propostas. Estes estabelecimentos são os mais procurados, pois são responsáveis pelo abastecimento da população; e atender esta demanda em meio à pandemia requer planejamento e organização, por isso realizamos essa reunião”, destacou.

João José Pinto – "JJ”, titular da Pasta de Assuntos Jurídicos, ressaltou que esta reunião favorece o diálogo e o entendimento de ambas as partes, e que a realização esclareceu diversas dúvidas a respeito de quais normas ou recomendações devem seguir, bem como dúvidas a respeito do decreto de flexibilização da reabertura do comércio.

"Percebemos uma forte procura por esclarecimento de dúvidas a respeito do decreto e medidas referentes à reabertura do comércio por parte dos proprietários. Para sanar as possíveis dúvidas e entender a realidade destes estabelecimentos, marcamos essa reunião. Também ouvimos sugestões e situações vividas pelos proprietários. Creio que esta reunião tenha sido proveitosa para ambas as partes”, comentou.
Já o secretário municipal de Relações Institucionais, Duda Gimenez, ressaltou que as sugestões propostas pelos proprietários foram anotadas e serão estudadas para possíveis execuções. Ele ainda ressaltou que a conscientização e orientação são fundamentais para comunicar as medidas de combate ao novo vírus, tornando o cumprimento destas recomendações mais natural.

"Recebemos diversas sugestões visando à orientação e conscientização da população. Estamos analisando e vendo a possibilidade de executar cada uma delas da melhor forma possível. O foco de nossa comunicação é conscientizar, orientar e instruir a respeito dos cuidados recomendados para o combate ao novo coronavírus. Por isso, o diálogo e a divulgação de informações corretas são fundamentais”, enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a presença dos proprietários e representantes dos supermercados, destacou que esta reunião foi importante para que a Administração Municipal tomasse ainda mais ciência das realidades dos estabelecimentos e solucionasse as dúvidas sobre as normas para o funcionamento do setor.

"Sabemos que é um momento difícil para todos, mas devemos estabelecer normas e recomendações para o funcionamento adequado do estabelecimento, evitando o contágio do novo vírus em nossa cidade. Agradeço a compreensão e os esforços dos proprietários em manter o funcionamento com restrições, preservando a saúde da população e o desenvolvimento da economia em meio à pandemia. Juntos, venceremos o coronavírus e, para isso, precisamos da colaboração de todos”, concluiu.


Assessoria
+ VEJA TAMBÉM