25 de Setembro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Professora tupãense tem projeto de alfabetização aprovado pela Capes e ganha bolsa de estudos em Portugal

Cristiane Dias é alfabetizadora há 20 anos. A formação tem duração de seis semanas e vai acontecer no final deste ano.

Professora tupãense tem projeto de alfabetização aprovado pela Capes e ganha bolsa de estudos em Portugal - Foto: Reprodução/Instagram
Professora tupãense tem projeto de alfabetização aprovado pela Capes e ganha bolsa de estudos em Portugal - Foto: Reprodução/Instagram


Alfabetizadora há 20 anos na rede municipal de Osvaldo Cruz, a tupãense Cristiane Dias foi uma das profissionais selecionadas para participar do "Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores", do Programa Tempo de Aprender.

A formação terá a duração de seis semanas e vai acontecer no final deste ano na Universidade do Porto, em Portugal. O Programa faz parte da atual Secretaria de Alfabetização do MEC, que vem buscando trazer ao Brasil, práticas de sucessso de metodologias de alfabetização utilizadas em países desenvolvidos afim de melhoras a qualidade de alfabetização das crianças.

Os últimos estudos na Neurociência revelam um novo caminho para a alfabetização brasileira que não pode ser ignorado por aqueles que mais necessitam dele, os professores alfabetizadores, que acabam por serem os protagonistas do futuro desta nação.

"Sabemos que uma criança bem alfabetizada, segue com sucesso a vida escolar, enquanto que uma criança que fracassa nessa primeira etapa, poderá levar essas consequências pelo resto da vida escolar", explica a profissional.

Este não é o primeiro intercâmbio da profissional, que em 2010, esteve 6 meses fazendo uma Especialização no Japão. Além de conhecer todo o Sistema de Educação japonês, a professora também teve a oportunidade de realizar um trabalho de Alfabetização com alunos brasileiros em escolas japonesas.

TRAJETÓRIA

Sua trajetória como alfabetizadora é recheada de premiações e muito sucesso. Em 2011, foi selecionada entre os 50 melhores professores do país, no famoso Prêmio Professores Nota 10, da revista Nova Escola.

É uma profissional exigente consigo e suas formações, possui diversas graduações e especializações na área de Educação, além de ser bacharel em Direito e não parar nunca de estudar. Atualmente é aluna do Programa de Mestrado Acadêmico da Unesp e realiza formações para professores alfabetizadores através de seu curso online, Consciência Fonêmica na Prática, pela plataforma Eduzz.

Para Cristiane, todas as crianças merecem ser alfabetizadas na idade certa e da maneira correta, para se tornar um leitor crítico e consciente.

Em suas redes sociais a professora é engajada e posta sempre dicas de sua metodologia, que alfabetiza todas ás crianças de forma rápida e eficaz. Mesmo no cenário de pandemia, Cristiane realizou com excelência á alfabetização de todos os seus alunos de forma on-line em tempo recorde, mostrando que uma boa metodologia faz toda a diferença, quando o assunto é alfabetização.

Após essa formação em Portugal, Cristiane será credenciada pelo MEC para repassar essa formação de Alfabetização Baseada em Ciências para todas as redes de Ensino.

Para os interessados em compartilhar dicas de alfabetização ou mesmo fazer contato para formação em sua rede, basta seguir seu perfil no Instragran: @crisdiaspsicopedagoga.
Divulgação
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM