16 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Saiba o que a Vigilância em Saúde fez durante o ano de 2020

Operações fazem parte do Plano de Enfrentamento ao Coronavírus.

O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou balanço de mais ações realizadas pelos setores da Saúde em 2020. O levantamento aponta as principais atividades para a contenção dos casos de COVID-19 no município desde o início da pandemia.

Saiba o que a Vigilância em Saúde fez durante o ano de 2020
Saiba o que a Vigilância em Saúde fez durante o ano de 2020


Dentre as ações específicas de combate, o Departamento apontou as primeiras ações da Prefeitura na tentativa de conter o avanço da COVID-19 no município, que mostra a implantação de barreiras sanitárias na entrada da cidade desde o mês de abril. De acordo com o Setor, 8 barreiras foram instaladas no município até então.

'Desde o início das recomendações de isolamento social, a Secretaria de Saúde sentiu a necessidade de traçar planos para evitar que o novo vírus assolasse a população de Tupã. Para isso, as equipes da Vigilância iniciaram plantões diurnos e noturnos para manter as barreiras sanitárias na entrada da cidade, verificando o ingresso de pessoas de outras cidades em nosso município', contou a enfermeira da Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

A enfermeira ainda apontou que, durante as 8 barreiras instaladas, mais de 55 mil veículos entraram e saíram da cidade, sendo aferida a temperatura de todos os passageiros e feita a higienização externa dos veículos com produto específico para a descontaminação. Vale ressaltar que, entre as barreiras instaladas, 3 foram dentro da cidade, durante feriados prolongados (nos cemitérios) e aos finais de semana (na avenida principal), aferindo a temperatura de cerca de 1.200 pessoas.

Também dentro do Plano de Enfrentamento ao Coronavírus, o Departamento foi responsável pela realização da sanitização de diversos estabelecimentos e espaços públicos, com o objetivo de evitar a contaminação do novo vírus em locais que prestam atendimentos na área da saúde e que contam com grande circulação de pessoas.

De acordo com o coordenador destes trabalhos, Robison Luis, as higienizações por parte das equipes do Centro de Controle de Zoonoses contou com a parceria da Sabesp, que forneceu à Administração um caminhão pipa e disponibilizou 2 servidores para fortalecer a equipe.

'Ao todo, os agentes de Zoonoses realizaram 412 visitas em espaços públicos para higienização. Já em parceria com a Sabesp, 656 visitas foram feitas em inúmeros locais da cidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa, Casa da Criança, Laboratório Municipal, Pátio do Setor de Transporte Municipal, entre outros', explicou.

Para manter o comércio da cidade em funcionamento de forma controlada durante a pandemia, a Prefeitura também contou com liminar de flexibilização. Mas, para garantir que todas as recomendações estavam sendo seguidas, o Departamento também realizou a fiscalização do comércio junto aos serviços cotidianos da Vigilância Sanitária.

'Para que as fiscalizações fossem realizadas de forma eficaz, servidores de outras Pastas, que tiveram suas atividades paralisadas por conta da pandemia, foram capacitados para instruírem os trabalhadores do comércio local. Até o final de 2020, aproximadamente 13.600 visitas aos estabelecimentos de nossa cidade foram realizadas pelas equipes de fiscalizações e da Vigilância Sanitária', contou o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Para ampliar as ações de combate ao coronavírus, as equipes do Departamento também realizaram testagens em massa, que tiveram como principal objetivo o rastreio e busca, examinando pessoas que tiveram contato com contaminados pelo coronavírus, detectando casos que eventualmente poderiam não ser contabilizados, pelo fato do paciente ser assintomático. Ao todo foram realizados 12.014 testes para esta finalidade.
Prefeitura
+ VEJA TAMBEM