01 de Dezembro de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Secretaria de Meio Ambiente recolhe cinco cavalos soltos em via pública

Dono tem até 10 dias para reaver posse; proprietários devem ficar atentos à legislação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apreendeu na tarde de terça-feira (12) cinco cavalos que estavam soltos em uma estrada de terra próxima da rodovia sentido Tupã - Aeroporto. Os animais foram encaminhados para o abrigo municipal, conforme as medidas previstas nas Leis Complementares nº 410 e nº414/ 2021, contra o abandono de espécies de médio e grande porte.

De acordo com a médica veterinária da prefeitura, dra. Laísy Cardoso Almeida, os três cavalos machos e as duas fêmeas receberão acompanhamento clínico e ficarão em um local adequado. "No abrigo municipal eles têm todas as condições para promoção do bem-estar deles".

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues - Zé Vinagre, afirma que o abandono desses cavalos pode gerar multa ao proprietário, que será cobrado pelos serviços de guarda, alimentação e assistência, e tem prazo de 10 dias para retirá-los do abrigo municipal.

"Os animais soltos em vias públicas, são recolhidos por meio de denúncias. Peço para que a população entre em contato para identificação desse tipo de situação, lembrando também só ser permitido criar animais de grande porte na zona rural", alertou Zé Vinagre.

O prefeito Caio Aoqui é autor da lei que prevê a apreensão e as penalidades em caso de negligência contra animais. "O resgate de animais em situação de risco é uma forma de coibir que os bichos continuem sofrendo ou estejam expostos ao perigo. Quando cavalos circulam livremente em espaços públicos a população também corre riscos, por isso estamos agindo para prevenir novas ocorrências", declarou o prefeito.
Prefeitura
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM