05 de Junho de 2020
15º/27º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Secretaria de Saúde cria site para atualização dos cadastros on-line no e-SUS

A prestação dessas informações assegura a manutenção dos recursos federais para Unidades de Saúde da cidade.

A Secretaria de Saúde iniciou a fase de atualização cadastral da população atendida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os munícipes devem preencher o cadastro por meio de um site criado pela Prefeitura. A prestação dessas informações assegura a manutenção dos recursos federais para Unidades de Saúde da cidade.

Para isso, a Prefeitura criou o "Cadastro Individual e-SUS (TUPÃ/SP)” dessa forma, além de atualizar o sistema e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), evita aglomerações de pessoas nas Unidades de Saúde conforme as orientações de distanciamento social e contenção da proliferação do Coronavírus (Covid-19).

O e-SUS APS reúne a quantidade de cidadãos atendidos na rede pública de saúde dos municípios do Estado que já informatizaram as UBS. Com os dados corretos, é possível garantir o financiamento do Departamento de Saúde da Família e ampliar a qualidade no atendimento à população.

Essa estratégia integra o processo de informatização qualificada do SUS em nível nacional. "O preenchimento do cadastro evita o risco considerável de perda de recursos federais para nosso município. Pois, o Governo Federal toma por base o preenchimento deste cadastro para calcular o repasse de verba”, informou a diretora do departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Simone Veronez Bauer.

Simone assegurou que os dados informados são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, e serão usados exclusivamente para a alimentar o banco de dados do sistema e-SUS APS e não serão disponibilizados para nenhuma outra plataforma ou finalidade não informada.

O formulário é simplificado, cada munícipe pode incluir os responsáveis financeiros e os dependentes da família informando os CPFs.

De acordo com o Secretário de Saúde de Tupã, César Donadelli faltam mais de 7 mil cidadãos preencherem o formulário para atingir a meta de 44 mil cadastros. Os subsídios recebidos proporcionalmente aos cadastrados no sistema são revertidos para custeio das ações dos Serviços de Atenção Básica de Saúde.

Para realizar o cadastro completo, acesse o site www.tupa.sp.gov.br (clique aqui) e clique no primeiro banner da página inicial que remete ao Cadastro Individual e-SUS. O Dr. César informou que o cadastro presencial será retomado após o fim da quarentena. "assim que o distanciamento for relaxado, e pudermos ter atendimento presencial, esse credenciamento será retomado nas Unidades de Saúde”, finalizou.




Assessoria
+ VEJA TAMBÉM