03 de Outubro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Semana em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas termina neste domingo em Tupã

Totalmente gratuita, a programação do Museu Índia Vanuíre traz atividades que abordam as tradições e culturas dos povos Kaingang e Krenak, indígenas do Oeste Paulista

O Museu Índia Vanuíre, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, finaliza, neste domingo (14), a "Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (data celebrada em 9 de agosto)".

No sábado (13), das 9h às 16h, o projeto "Fazeres e Saberes Indígenas", edição especial, terá a participação da Susilene Deodato, da etnia Kaingang. Ela vai contar curiosidades sobre a cultura do seu povo. No domingo (14), no mesmo horário e ação, será realizado bate-papo com Gabriel Damaceno, do povo Krenak, que vai falar sobre a realidade que se passa na Terra Indígena Vanuíre.

Sobre o evento

A "Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas", foi criada em 2012, quando foram rememorados os 100 anos da "pacificação" Kaingang, no oeste de São Paulo, e é considerada um dos mais importantes eventos sobre o tema, no Brasil.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi instituído por decreto da ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 9 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o planeta. Mais do que buscar a interrupção de ataques sofridos em seus territórios, o objetivo desse movimento também foi garantir condições de existência dignas aos povos indígenas preservando o direito à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.

Mais atividades

Além da programação especial, aos finais de semana, sempre das 9h às 16h, o Museu Índia Vanuíre realiza diversas ações no projeto "Família no Museu". Neste mês, o destaque é para o jogo "Tupan ontem e Tupã hoje". De forma interativa, serão apresentadas imagens de diversos locais da cidade, comparando o passado com a atualidade, exibindo fotos das primeiras ruas e prédios importantes para o desenvolvimento de Tupã e, no verso de cada prancha, haverá uma imagem recente dos lugares.


Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).
Divulgação museu
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM