06 de Junho de 2020
16º/24º
NOTÍCIAS » LOCAL

Sincomerciários emite orientações sobre trabalho durante o feriado antecipado

No caso dos supermercados, as folgas dos empregados que trabalharem no feriado de segunda-feira poderão ser cumpridas em julho

Com a antecipação, pelo governo do Estado, da comemoração do feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, o Sincomerciários emitiu orientações em relação à jornada de trabalho dos comerciários de toda a região.

O documento a que o Tupacity.com teve acesso orienta supermercados e comércios em geral.

Para os supermercados, as Convenções Coletivas de Trabalho têm o feriado de 9 de julho como dia de trabalho autorizado.

Assim, a antecipação traz consigo, na segunda-feira, as regras do 9 de julho e o trabalho está autorizado no horário específico para feriados.

Em compensação, as folgas dos empregados em supermercados que trabalharem no feriado de segunda-feira próxima poderão ser cumpridas no mês de julho, vez que se trata de situação emergencial, o feriado se refere a 9 de julho e as escalas (quadro horários) de folgas de maio e junho já estão prontas. A folga poderá constar no quadro de julho de 2020.

Para os funcionários do comércio em geral (lojas, entre outros) deverão ser cumpridos os termos das convenções coletivas locais com relação ao determinado para o dia 09 de julho.

"Em nossas convenções, o dia 09 de julho é o único feriado com trabalho permitido na maioria dos setores, porque compensa folga relativa ao período do carnaval. Desta forma, o trabalho dos comerciários, nestes setores, está permitido no feriado de segunda-feira, dentro do horário estabelecido para a cidade no 9 de julho", diz o Sincomerciários.

"Por exemplo: em Tupã (e em vários municípios), das 9h00 às 17,00 horas, com intervalo para almoço de 2,00 horas; em outras cidades, das 9,00 às 18,00; das 9,00 às 16,00 hs. É só verificar na convenção que vigora em cada cidade", acrescenta ainda o documento.

No site www.sincomerciariostupa.org.br estão todas as convenções de horário em vigor.

Veja a íntegra do documento:



Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM