19 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Teatro Municipal é entregue e homenageia José Antônio Parra Gomes

Espaço é adequado para receber diversas peças locais e regionais após a pandemia.

A Prefeitura de Tupã entregou a estrutura do Teatro Municipal na última quinta-feira (13), situado junto ao Complexo do Espaço das Artes (na avenida Tamoios, esquina com a rua Tapajós). A cerimônia foi transmitida por live na página oficial da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/PrefeituraTupa), respeitando todas as recomendações das autoridades de saúde. O objetivo desta entrega é o fomento cultural e a formação de novos artistas no município.

O Teatro homenageia José Antônio Parra Gomes, que foi diretor comercial da empresa Pi Publicidade e funcionário da SABESP; além de ter sido um grande incentivador da cultura em Tupã, atuando como ator e diretor em teatro amador e participando em várias entidades assistenciais do município. A sugestão deste nome se deu por meio da indicação Nº 214/2020, de autoria do vereador Charles dos Passos; e foi acatada através do Decreto Municipal Nº 8.833.

A cerimônia contou com a presença dos Secretários Newton Takahara (Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior), Valentim Bigeschi (Planejamento, Obras e Trânsito) e Duda Gimenez (Cultura, Turismo e Relações Institucionais), dos vereadores Charles dos Passos e Luiz Alves; Wagner Luques (Presidente do COMTUR), Edivaldo Sanches (arquiteto responsável pelo projeto do Teatro), servidores municipais e familiares do homenageado.

Durante o descerramento das placas, Ayrton Pelim – amigo do homenageado - recitou um poema denominado "Tupã e o Parra”; logo em seguida, os presentes foram convidados para entrar e conhecer a parte interna do Teatro. Após os discursos, Charles dos Passos (também ator e diretor de teatro) estreou o palco do teatro com um monólogo.

Representando a família do homenageado, Kelly Fávaro Parra – nora do homenageado - agradeceu a homenagem a seu sogro por meio deste Teatro, e salientou o orgulho de fazer parte desta história. Ela enfatizou que "Parra” a ensinou muitas coisas, e que a obra foi uma luta na vida dele, sendo esta entrega uma vitória.

"Ele inicialmente foi um amigo, depois sogro, sócio e avô de meus filhos. Ele era honesto, com um caráter sem questionamentos e me ensinou a lutar por aquilo que eu quero. Esta obra foi uma luta, e esta entrega é a vitória, com o nome ‘José Antônio Parra Gomes’. Não é apenas um nome, mas uma história que será evidenciada e lembrada por meio desta homenagem”, enfatizou.

Edivaldo Sanches agradeceu e parabenizou o prefeito pela coragem e confiança em retomar as obras, e contou a respeito das etapas do projeto. Ele enfatizou que este espaço é um presente para Tupã e região, "Parabenizo o prefeito pela atenção a uma obra que estava sendo deixada de lado, pois é fundamental dar acesso à cultura, esporte e educação aos cidadãos”, salientou.

Teatro Municipal foi entregue em Tupã após 10 anos.
Teatro Municipal foi entregue em Tupã após 10 anos.


Wagner Luques parabenizou a família do homenageado, agradeceu a responsabilidade da Administração Municipal em buscar retomar a obra e lutar para que ela fosse entregue no prazo, por meio de recursos municipais. Ele ainda agradeceu a família Parra por ceder o nome do homenageado para o Teatro, eternizando a sua história por meio desta obra.

"Acompanhei os esforços do prefeito Caio desde quando ele era secretário de Cultura e Turismo, e graças à dedicação esta obra foi concluída e o Município não precisou devolver o dinheiro ao Governo Estadual. Parabenizo a todas as pessoas que passaram e colaboraram para que esta entrega fosse feita, e também agradeço a família Parra, por ceder o nome de José Antônio Parra Gomes a este espaço”, agradeceu.

Já representando o Legislativo, o vereador Charles dos Passos agradeceu a Administração Municipal pelos esforços em entregar esta obra; e lembrou que quando foi Secretário Municipal de Cultura recebia, conselhos do Parra. Segundo ele, o prédio representa muito para a cultura e para os artistas, e é uma vitória de uma das várias lutas do homenageado.

"Por meio desta entrega, a classe artística se lembrará das lutas do Parra pela cultura e artes. O homenageado, sempre me deu conselhos e mesmo antes sem me conhecer me indicou a secretário de Cultura. Agradeço a todos que lutaram juntamente com o Parra para que esta obra fosse concluída e lembro que a cultura só tem a ganhar quando unimos nossas forças para lutar juntos por ela”, ressaltou.

Valentim Bigeschi salientou que desde sempre notava a participação ativa pela cultura e arte no município. Segundo ele, o espaço não servirá apenas para apresentações, mas também para revelação de novos talentos e muitas outras atividades de fomento à cultura. Ele informou que com esta entrega, o convênio de 2009, firmado para a realização da obra, foi cumprido e encerrado.

"Desde 2009 a obra se tornou um sonho para a classe artística, porém devido à paralisação dela, o Município teria que devolver quase R$ 2 milhões. Cerca de R$ 700 mil de recursos Municipais foram investidos na obra, evitando esta devolução. Desta forma, Tupã conseguiu entregar a obra, não precisou devolver e agora conta com um prédio com estrutura adequada, bonito e moderno na avenida principal”, reforçou.
Duda Gimenez destacou que o Teatro Municipal possui capacidade para 150 pessoas, sendo um ambiente adequado para receber diversas peças locais e regionais após a pandemia. Ele enfatizou que a homenagem é merecida e justa, pois José Antônio Parra Gomes contribuiu grandemente para a cultura e arte da cidade.

"Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesta conquista. Este é um momento de muita alegria para a Cultura e Arte tupãense, pois este espaço é muito importante e dará a oportunidade de nossa cidade receber ainda mais atrações artísticas. Mal podemos esperar esta pandemia acabar para podermos usufruir de forma plena dos recursos disponíveis por este espaço”, salientou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a agilidade nos trabalhos para a conclusão desta obra, enfatizou que esta entrega foi feita porque este é um marco para a cultura de Tupã, ampliando e democratizando ainda mais o acesso à cultura e arte na cidade. O chefe do Executivo ainda agradeceu ao DADETur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas) por confiar nos trabalhos do Município para a conclusão da obra.

"É muito importante valorizarmos pessoas que realmente lutaram por Tupã, e o José Antônio Parra Gomes é uma delas, atuando grandemente na cultura, arte, filantropia e diversos outros setores; e esta homenagem uma forma de agradecermos a ele por tudo o que ele fez. Agradeço também ao apoio da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Turismo; e especialmente ao DADETur, por aguardar e confiar nos trabalhos que estávamos realizando”, agradeceu.

Sobre o homenageado

José Antônio Parra Gomes fez parte do grupo de teatro STATU – Sociedade Teatral Amadora de Tupã e do grupo Teatro Camaleão. Participou de diversas peças teatrais, em destaque: "Eles não usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1978-1979; "Uma flauta para o negro”, baseada na obra "Dito, o Negrinho da Flauta”, de Pedro Bloch, em 1980; e sua última peça foi "E a vida continua”, em 1990.





Assessoria
+ VEJA TAMBÉM