28 de Novembro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Temperaturas chegavam aos 40ºC em setembro do ano passado; 2022 tem setembro mais frio em 30 anos

Um dos principais motivos da queda de temperaturas é a influência do fenômeno La Niña. Entenda.

A primavera chegou com frio atípico para a estação. Nesta semana, as mínimas chegaram aos 12ºC, sem ultrapassar os 26ºC na maioria dos dias. Outro movimento atípico foi a quantidade dias chuvosos no período em que é comum a estiagem.

O TupãCity resgatou uma matéria publicada no dia 20 de setembro de 2021. A manchete era: Sem chuvas, temperatura pode chegar a 42ºC em Tupã nos próximas dias. (Clique para relembrar).

"Temperaturas elevadas, sol e poucas nuvens. Esta é a previsão do tempo para o município de Tupã nos próximos dias, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru.Para esta segunda-feira (20) a previsão é que a temperatura fique entre 22ºC e 41ºC, com sol e poucas nuvens no céu. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 14%. Não há possibilidade de chuva", trazia a reportagem.
ARQUIVO DE 2021/IPMET
ARQUIVO DE 2021/IPMET


Setembro mais frio em 30 anos

Agora, o inverno está chegando ao fim, mas continuamos usando casacos para nos proteger das baixas temperaturas.
Esse mês deve ser um dos setembros mais frios já registrados.

Segundo a Defesa Civil, a média das temperaturas mínimas nesses primeiros até agora está em 13,3 graus - a menor em 30 anos.

Um dos principais motivos é a influência do fenômeno La Niña, que é quando uma porção do Oceano Pacífico equatorial, ao lado do Peru, fica um pouco mais fria. Isso influencia muito o regime de chuvas e as temperaturas no Brasil.

Com a La Niña, a passagem de frentes frias pelo Sul de Sudeste fica mais frequente - o que vem trazendo o sobe e desce de temperaturas neste mês.

Previsão do fim de semana

Nos próximos dias, as temperaturas ainda não devem subir muito e há previsão de mais chuvas de acordo com o IPMET. Além disso, também há previsão de chuva para praticamente todos os dias da semana.

Fonte: IPMET
Fonte: IPMET

Redação TupãCity com informações Band
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM