Temperaturas chegavam aos 40ºC em setembro do ano passado; 2022 tem setembro mais frio em 30 anos
Um dos principais motivos da queda de temperaturas é a influência do fenômeno La Niña. Entenda.
A primavera chegou com frio atípico para a estação. Nesta semana, as mínimas chegaram aos 12ºC, sem ultrapassar os 26ºC na maioria dos dias. Outro movimento atípico foi a quantidade dias chuvosos no período em que é comum a estiagem.
"Temperaturas elevadas, sol e poucas nuvens. Esta é a previsão do tempo para o município de Tupã nos próximos dias, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru.Para esta segunda-feira (20) a previsão é que a temperatura fique entre 22ºC e 41ºC, com sol e poucas nuvens no céu. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 14%. Não há possibilidade de chuva", trazia a reportagem.
ARQUIVO DE 2021/IPMET
Setembro mais frio em 30 anos
Agora, o inverno está chegando ao fim, mas continuamos usando casacos para nos proteger das baixas temperaturas.
Esse mês deve ser um dos setembros mais frios já registrados.
Segundo a Defesa Civil, a média das temperaturas mínimas nesses primeiros até agora está em 13,3 graus - a menor em 30 anos.
Um dos principais motivos é a influência do fenômeno La Niña, que é quando uma porção do Oceano Pacífico equatorial, ao lado do Peru, fica um pouco mais fria. Isso influencia muito o regime de chuvas e as temperaturas no Brasil.
Com a La Niña, a passagem de frentes frias pelo Sul de Sudeste fica mais frequente - o que vem trazendo o sobe e desce de temperaturas neste mês.
Previsão do fim de semana
Nos próximos dias, as temperaturas ainda não devem subir muito e há previsão de mais chuvas de acordo com o IPMET. Além disso, também há previsão de chuva para praticamente todos os dias da semana.