23 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Tupã permanece na 'Fase Amarela' e Governo de SP anuncia mudanças

As regiões que permanecem na fase amarela vão poder estender de 8 horas para 10 horas o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo comércios de rua, shoppings, academias e prestadores de serviços.

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço da Grande São Paulo e de mais cinco regiões do estado para a fase verde do plano de reabertura da economia durante a pandemia do coronavírus. O avanço, que vale a partir deste sábado (10), acontece após nova mudança de critérios (veja a situação de cada região no mapa acima).

A fase verde permite eventos, convenções e outras atividades culturais com o público em pé após o 28º dia da mudança. Apesar disso, "não podem ocorrer grandes shows", segundo o governo.
O período de funcionamento dos estabelecimentos também foi estendido para até 12 horas, com até 60% da ocupação. Na fase amarela, eram 8 horas, com até 40% da capacidade.

Atividades culturais com público sentado já estavam liberadas para regiões estáveis na fase amarela. Na capital paulista, no entanto, o prefeito Bruno Covas decidiu que cinemas e teatros só reabririam com a ida da cidade para a fase verde – na prática, portanto, significa que a liberação só pode ocorrer agora, com o novo anúncio do governo.

Embora o estado estipule as regras, as prefeituras têm autonomia para adotar critérios mais restritivos.

Quem foi para fase verde

Na fase verde, eventos, convenções e atividades culturais com público em pé estão liberados após 28 dias de entrada na fase. Veja, abaixo, as regiões e cidades neste estágio:

- Grande SP inteira, incluindo capital
- Taubaté
- Campinas
- Piracicaba
- Sorocaba
- Baixada Santista

Quem permaneceu na fase amarela

Na fase amarela, também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias e parques –atividades culturais com público sentado podem ocorrer, mas com restrições. Veja, abaixo, as cidades neste estágio:

- Araraquara
- Araçatuba
- Bauru
- Franca
- Marília
- São João da Boa Vista
- São José do Rio Preto
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- Registro

Outras mudanças anunciadas

O governo também anunciou nesta sexta que as regiões que permanecem na fase amarela vão poder estender de 8 horas para 10 horas o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo comércios de rua, shoppings, academias e prestadores de serviços.

Outra alteração é que, embora os bares e restaurantes continuem com limite de encerrar atividades até 22h, será permitido que os clientes permaneçam nos estabelecimentos até as 23h.

Capital e outras cidades avançam à fase verde do Plano SP — Foto: Reprodução/Governo de SP
Capital e outras cidades avançam à fase verde do Plano SP — Foto: Reprodução/Governo de SP

G1
+ VEJA TAMBÉM