22 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Local

Tupãense faz sorteio de bolo para incentivar doação de sangue

Para participar do sorteio que ocorrerá no dia 24 de dezembro, basta realizar a doação de sangue no Hemocentro de Tupã e dizer que a doação é voluntária pela ‘Aline Bolos’ no momento em que fizer o cadastro.

A tupãense Aline Batista pensou em uma solução para incentivar as pessoas a doarem sangue.
A confeiteira decidiu sortear um bolo na véspera natalina, dia 24 de dezembro e, para concorrer à sobremesa, o participante deve cumprir um único requisito que é a doação de sangue.

Para participar do sorteio, basta realizar a doação de sangue no Hemocentro de Tupã, localizado na rua Manoel Ferreira Damião, 426, (ao lado do pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia de Tupã), e dizer que a doação é voluntária pela ‘Aline Bolos’ no momento em que fizer o cadastro.

Alguns dos trabalhos da confeiteira. Fotos Ilustrativas
Alguns dos trabalhos da confeiteira. Fotos Ilustrativas


Aline já é doadora de sangue há 6 anos. O TupãCity.Com entrou em contato com a confeiteira, que contou à equipe de reportagem sobre a sua trajetória e os motivos de ter pensado nesta iniciativa.

"Acho que boa ação sempre gera boa ação! Comecei a doar sangue depois de um incentivo da faculdade, onde estava fazendo estágio dentro da Santa Casa e o banco de sangue estava precisando, então os estagiários que puderam e quiseram foram doar. Sempre tive vontade, mas faltava coragem então tive esse empurrãozinho”, disse.

Ela explica que ao longo desses 6 anos como doadora, sempre perguntava ao Banco de Sangue de Tupã como estava a situação do estoque, mas, a resposta nem sempre era positiva. Aline acrescenta que geralmente no inverno e fim de ano, as pessoas deixam de doar sangue por conta do frio ou das festas.

"Mesmo incentivando as pessoas ao meu redor eu sentia a necessidade de levar mais pessoas para doação. Quando você doa, digo pela minha experiência, a sensação é de bem estar, de ‘dever cumprido’ e de poder salvar mais de uma vida é maravilhosa!”, destaca.

A ideia surgiu de uma conversa com um amigo. Aline explica que há três meses foi doar sangue com um amigo, que nunca doou e disse que tinha vontade, porém faltava coragem.

"Eu precisei de um empurrãozinho, então, acredito que as outras pessoas precisem também. Nessa conversa com meu amigo, me surgiu a ideia: ‘e se eu sortear um bolo pra quem for doar sangue dentro de um tempo específico?’ Fiquei 'mega' empolgada e na hora mesmo mandei uma mensagem pra uma cliente minha que trabalha no hemocentro”, conta.

"Eis que essa semana conseguimos pôr a ideia em prática, lançamos a campanha e eu estou muito empolgada e feliz", acrescentou.

Em relação à importância da doação de sangue, a confeiteira destaca "Não tem nada que possa substituir o sangue, por isso, a doação é tão importante, ele salva vidas. Você não só doa sangue, você doa vida!", concluiu.

Tupãense sorteia bolo no dia 24 de dezembro para incentivar doação de sangue no município. Foto: Retirada das redes sociais
Tupãense sorteia bolo no dia 24 de dezembro para incentivar doação de sangue no município. Foto: Retirada das redes sociais


O TupãCity.Com também esteve no Hemocentro de Tupã no Dia Nacional do Doador de Sangue, no último dia 25 de novembro, para conversar com a Débora Guastali, sobre os procedimentos que devem ser adotados antes de doar. Confira a entrevista completa abaixo:



Redação TupãCity / Ana Santoni
+ VEJA TAMBEM