05 de Fevereiro de 2023
20º/30º
Notícias - Mundo

Maior vulcão ativo entra em erupção nos EUA pela primeira vez em quase 40 anos

Até o momento, o governo americano não determinou nenhuma ação de evacuação dos moradores da ilha

Maior vulcão ativo entra em erupção nos EUA pela primeira vez em quase 40 anos (Foto/ Reprodução/ Jovem Pan)
Maior vulcão ativo entra em erupção nos EUA pela primeira vez em quase 40 anos (Foto/ Reprodução/ Jovem Pan)


O Mauna Loa, maior vulcão ativo do mundo localizado no Havaí, entrou em erupção neste domingo, 27, por volta das 23h45 no horário local (6h45 no horário de Brasília). Essa foi a primeira vez em quase 40 anos que o vulcão entrou em erupção.

A informação foi compartilhada pelas autoridades americanas nesta segunda-feira, 28. "Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área da cratera e não ameaçam as comunidades nas encostas", disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) em seu site, no qual também aparecem orientações para preparação de procedimentos de evacuação.

Embora a erupção na principal ilha deste estado remoto dos Estados Unidos no Pacífico permaneça dentro da bacia na parte superior do vulcão, chamada caldeira vulcânica, "os fluxos de lava podem se mover rapidamente ladeira abaixo", alertou o USGS. Na manhã, o USGS disse que a lava "parece ter fluído para fora da caldeira", mas que fontes eruptivas ainda estão dentro da caldeira apenas.

Até agora, as autoridades do Havaí disseram que nenhuma ordem de retirada foi emitida, mas as áreas próximas à cratera foram fechadas. Estima-se que o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843. A mais recente ocorreu em 1984, durando 22 dias e produzindo fluxos de lava que chegaram a até em torno de sete quilômetros de Hilo, cidade onde hoje vivem cerca de 44.000 pessoas.
Jovem Pan *Com informações da AFP
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM