25 de Setembro de 2022
20º/30º
Notícias - Mundo

Sonda da Nasa encontra poços lunares com temperaturas "confortáveis" para seres humanos

Locais sombreados podem ser usados como abrigos, além de oferecer alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos

Fotos do poço lunar de Marius Hills em horários diferentes - NASA/GSFC/Arizona State University
Fotos do poço lunar de Marius Hills em horários diferentes - NASA/GSFC/Arizona State University


O Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês) da Nasa encontrou locais sombreados dentro de poços lunares com temperaturas "confortáveis" para seres humanos.

Segundo cientistas financiados pela agência, as temperaturas nesses pontos ficam em torno de 63 °F, cerca de 17 °C. Isso porque as sombras limitando o quão quente o local fica durante o dia e impedem que o calor irradie à noite.

As cavernas e poços seriam locais "termicamente estáveis" para exploração lunar em comparação com áreas na superfície da Lua, que, de acordo com a Nasa, aquecem até 260 °F, aproximadamente 127 °C, temperatura no limite suportado pelo corpo humano.

Durante a noite, os termômetros na Lua batem -280 °F, em torno de -173 °C.

"A exploração lunar faz parte do objetivo da Nasa de examinar e entender o desconhecido no espaço, para inspirar e beneficiar a humanidade", explica a agência sobre a importância desta descoberta.

Desde quando os poços foram descobertos, em 2009, os cientistas buscam saber se existiam cavernas que poderiam ser exploradas ou até usadas como abrigos.

Os locais também poderiam oferecer alguma proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.

Um dos cientistas do projeto, Noah Petro, do Centro de Voos Espaciais Goddard da Nasa, explicou que "saber que os poços criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las."

Conforme divulgado pela Nasa, cerca de 16 dos mais de 200 poços são provavelmente tubos de lava colapsados.

A instituição explica que os tubos de lava, também encontrados na Terra, se formam quando lava derretida flui sob um campo de lava resfriada ou uma crosta se forma sobre um rio de lava, deixando um longo túnel oco.
CNN Brasil
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM

James Webb: nova imagem do supertelescópio captura a visão mais nítida dos anéis de Netuno em décadas

Segundo a Nasa, o registro inédito destaca as características do gigante de gelo, como seus anéis brilhantes e faixas de poeira, de uma perspectiva completamente nova.

Realeza, líderes mundiais e público se reúnem para funeral da rainha

Rei Charles e outros membros da realeza seguiram caixão

Marca de ketchup Heinz terá de mudar rótulo após a morte da rainha; entenda

Mudança deve ocorrer devido ao Royal Warrant, um documento que permite que uma empresa use o brasão real nos produtos e na comercialização deles em troca do fornecimento de bens e serviços à realeza.

Nasa encontra sinal de possível vida microbiana antiga em Marte

Material ainda não é uma prova concreta da existência de vida passada no planeta vermelho, mas é a melhor chance até hoje, segundo a agência. Para confirmar a hipótese, amostras devem ser trazidas para a Terra e analisadas, daqui a uns dez anos.

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Monarca estava no Castelo de Balmoral, acompanhada do filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles; príncipes Andrew, Edward e William também estão no local

Saúde da rainha Elizabeth 2ª preocupa médicos, informa palácio de Buckingham

É um tanto incomum o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado como este — em geral, o Palácio não está disposto a comentar sobre os assuntos médicos relacionados à monarca, que são vistos como privados.

- Veja a lista completa