Santa catarina

A partir da próxima segunda-feira (15), Tupã inicia um grande mutirão de limpeza que vai percorrer todos os bairros e distritos da cidade. A ação contará com 20 caminhões e cerca de 120 trabalhadores, atuando em etapas diárias por setores. O objetivo é recolher materiais descartados pela população e eliminar possíveis focos de transmissão de doenças, como dengue, chikungunya, zika, além de locais que possam abrigar escorpiões.

A orientação é para que os moradores coloquem na calçada os objetos a serem descartados um dia antes da coleta ou até às 7h da manhã do dia em que o caminhão passar. Pneus, móveis velhos, garrafas, latas, galhos e outros materiais acumulados podem ser retirados.

Para dúvidas sobre o que pode ser descartado, a Secretaria de Meio Ambiente atende pelo telefone (14) 3496-3346.

 

Cronograma do mutirão

Setor 1 – 15/09 (segunda-feira): Zona Leste
Abrange bairros como Conjunto Habitacional Severino Fortunato, Vila Marabá, Parque Ipanema, Parque Aliança, Jardim São Pedro, Vila Romana, Jardim Unesp I e II, entre outros.

Setor 2 – 16/09 (terça-feira): Parte da Zona Leste e Zona Sul
Inclui Jardim Paulista, Vila Independência, Vila Europa, Vila Tupã Mirim, Jardim Ideal, Vila Paraíso, Vila Eldorado, Conjunto Cinquentenário, Parque dos Antúrios, Delta Ville, entre outros.

Setor 3 – 17/09 (quarta-feira): Parte das Zonas Norte e Oeste
Passa por Parque das Nações, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Universitário I a IV, Sun Valley, Jardim Cerejeiras, Jardim Rubiácea, Jardim Aoki I e II, Loteamento Reserva Tupã, entre outros.

Setor 4 – 18/09 (quinta-feira): Centro, parte das Zonas Norte e Oeste
Inclui Centro, Vila Vargas, Jardim América, Vila São Paulo, Vila Cecília, Vila Aparecida, Vila Bandeirantes, Vila Giovanetti, Vila Liberdade, Vila Barcelona, Village Tupã I, entre outros.

Setor 5 – 19/09 (sexta-feira): Distritos
A etapa final será destinada aos distritos de Tupã.

 

Acesso a imóveis desabitados

O mutirão integra a segunda fase do programa “Tupã Mais Limpa”, que ganhou reforço com um decreto publicado recentemente. A norma autoriza agentes de saúde e combate a endemias a entrar em imóveis desabitados, incluindo casas à venda, para vistoria e limpeza.

Segundo levantamento da Subsecretaria de Endemias, quase 3 mil imóveis estão vazios em Tupã, representando risco de proliferação de insetos e animais peçonhentos. Proprietários que não agendarem inspeção podem ter seus imóveis abertos com auxílio de chaveiro e, em casos de negligência, responder por crime contra a saúde pública.

Saúde e prevenção

A Prefeitura destaca que o mutirão e as medidas mais rigorosas têm como objetivo proteger toda a comunidade. Apesar dos esforços coletivos, a omissão de alguns moradores ainda mantém a cidade em risco. Por isso, a mobilização conta com a colaboração direta da população, tanto na separação dos materiais quanto no cuidado com os imóveis.

Refis

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram