Cresol Começos (Versão 3)

 

Um "pedaço" do primeiro santo millennial, canonizado no domingo (7) pelo papa Leão XIV, chegou a Bauru. Dois fios de cabelo de Carlo Acutis, classificados como relíquias de primeiro grau, foram confiados à pastoral universitária de uma instituição particular da cidade.

A entrega foi feita durante missa no auditório do campus, na quarta-feira (10). Após a celebração, os fios foram levados à Pastoral Universitária, onde ficarão em exposição permanente para veneração dos fiéis. O acesso será aberto ao público.

Segundo Thiago Pignatti de Freitas, coordenador da pastoral universitária do Unisagrado, a chegada se deu por meio de um pedido assinado pelo bispo de Bauru, Dom Rubens Sevilha.

"A relíquia pertence à Igreja, sob a jurisdição da Diocese, e está confiada à Pastoral Universitária como custódia legítima. Isso garante que seja preservada e venerada com dignidade", explicou.

A estudante de moda Giovana Sousa, de 20 anos, que esteve presente na missa, afirmou que a canonização de um jovem tão próximo da realidade atual a motivou a conhecer melhor sua história.

"Geralmente, quando pensamos em santos, lembramos de figuras de séculos atrás. Ter alguém mais próximo da nossa época ajuda a Igreja a dialogar com o presente", disse.

Em ocasiões especiais, a relíquia poderá ser levada a paróquias da Diocese de Bauru, mas sempre retornará à pastoral, que será sua sede estável.

 

 

O que são relíquias?

Na Igreja Católica, relíquias são objetos ou partes do corpo de santos, ou de Jesus Cristo preservados. Elas são classificadas em três graus:

  • Primeiro grau: fragmentos do corpo do santo, como ossos, sangue ou cabelos, considerados os mais sagrados e raros, como os fios de cabelo de Carlo Acutis;
  • Segundo grau: objetos que tiveram contato direto com o corpo do santo, como roupas ou itens pessoais;
  • Terceiro grau: itens que tocaram em uma relíquia de primeiro grau ou em objetos usados pelo santo.

 

Primeiro santo millennial

Carlo Acutis nasceu em Londres, em 1991, e foi criado em Milão, na Itália. Católico desde a infância, era conhecido pela devoção à Virgem Maria e pela participação diária em missas, rosários e momentos de adoração eucarística.

Apaixonado por tecnologia, tinha conhecimentos avançados em ciência da computação e usava suas habilidades para criar sites voltados à evangelização. Por isso, é conhecido como padroeiro da internet e atrai muitos jovens que se identificam com sua trajetória.

Carlo Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vítima de leucemia.

Em 2010, um milagre atribuído à sua intercessão foi reconhecido no Brasil, quando uma criança doente se recuperou após tocar em uma de suas relíquias em Campo Grande (MS). Esse fato levou à sua beatificação em 2020 e, agora, à canonização.

O corpo do santo está em Assis, na Itália, e pode ser visitado por peregrinos do mundo todo. Vestido com roupas simples de jovem, blusa esportiva, calça jeans e tênis, ele tornou-se um símbolo de proximidade entre a Igreja e as novas gerações.

 

Refis

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram