Cooperativas têm até 1º de outubro para se credenciar na coleta de recicláveis do TJSP
16/09/2025
Fonte: Redação
Edital prevê atuação em prédios do Judiciário no interior e litoral.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) publicou um chamamento público para credenciamento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Os grupos habilitados serão responsáveis pela triagem, beneficiamento e comercialização dos resíduos recicláveis em prédios do Judiciário de todo o estado, com exceção da Capital. O prazo para envio da documentação vai até o dia 1º de outubro, podendo ser entregue presencialmente no Grupo de Pregoeiros e Agentes de Contratação (GPAC), no Complexo Administrativo Patriarca, em São Paulo, ou enviada por e-mail para credenciamento@tjsp.jus.br.
De acordo com o edital nº 90001/25, disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), poderão participar pessoas jurídicas que atendam aos requisitos exigidos. No documento, também estão listados os prédios participantes e todas as orientações sobre habilitação, vistoria, recursos e demais trâmites. Após a análise da documentação, será realizada uma sessão pública de sorteio para classificação das entidades habilitadas, em data que ainda será divulgada.
A iniciativa faz parte do Plano de Logística Sustentável 2021–2026 do TJSP, que prevê a implantação da coleta seletiva em 80% das comarcas até 2026. O objetivo é garantir a correta destinação de resíduos recicláveis, contribuindo para a preservação ambiental e atendendo às diretrizes de sustentabilidade do Poder Judiciário, previstas na Resolução nº 400/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas junto à Diretoria de Serviço de Administração Geral do Fórum da Comarca de Tupã, pelos e-mails tupaadm@tjsp.sp.jus.br ou alsanches@tjsp.jus.br.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.