.jpg)
A Polícia Militar Ambiental deflagrou, na última sexta-feira (3), a Operação “Lac Purum”, que mobilizou 42 policiais militares e seis agentes da Defesa Agropecuária, em uma ação conjunta com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Assis (SP).
A operação teve como foco o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em propriedades rurais e residências localizadas nos municípios de Assis, Oscar Bressane, Platina e Lutécia.
De acordo com a corporação, a operação faz parte da Carta de Serviços do Policiamento Ambiental e tem como objetivo reforçar a segurança rural e o combate a crimes ambientais que impactam o agronegócio sustentável no estado de São Paulo.
As investigações apuram denúncias de possível adulteração de leite, com suspeita de que produtos químicos estariam sendo adicionados à bebida, tornando-a imprópria para o consumo humano.
.jpeg)
Durante as vistorias, os agentes encontraram 200 litros de leite em uma propriedade rural no município de Platina, de onde foram coletadas amostras para análise laboratorial. Além disso, a operação resultou na apreensão de quatro espingardas — calibres .22, .28, .32 e .38 — e 113 munições de diversos calibres, além de outras deflagradas.
A Polícia Ambiental também lavrou um auto de infração ambiental por dificultar a regeneração de vegetação nativa em área de preservação permanente, aplicando multa no valor de R$ 8.450,00. Já a Defesa Agropecuária elaborou autuação por irregularidades relacionadas ao manejo de gado em uma das propriedades vistoriadas.

A 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Marília, sob comando do capitão PM Rafael, coordenou a ação, que contou com 15 viaturas distribuídas entre os municípios-alvo.