Incêndio em subestação do Paraná desencadeou apagão no país
14/10/2025
Fonte: CNN Brasil
Estados de todas as regiões foram afetados, segundo ministério; causas ainda são investigadas
O governo federal investiga as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, a 30 km de Curitiba, no Paraná, que provocou um apagão em todas as regiões do país nesta terça-feira (14).
A perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional ocorreu às 0h32 desta terça-feira (14), com o desligamento de cerca de 10 mil megawatt de cargas, de forma controlada, por atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga.
O incêndio no Paraná desligou toda a subestação de 500kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando contingência considerada "severa" pelas autoridades.
Segundo informações, o retorno dos equipamentos se deu de maneira controlada minutos depois. Levou, no entanto, cerca de 1h30 para que todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste fossem restabelecidas. As cargas da região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30.
Uma reunião preliminar marcada para esta terça com os principais agentes envolvidos deve identificar as causas.
A previsão é que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elabore um Relatório de Análise da Perturbação até a próxima sexta-feira (17).
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.