HUM

Depois de vários dias de calor intenso, a onda de calor classificada como de “grande perigo” começa a perder força nesta semana.

O fenômeno, que atingiu amplas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país, deve se dissipar até esta terça-feira (30), segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão indica que o alívio nas temperaturas começa a ser sentido já a partir da noite desta segunda-feira (29).

A massa de ar quente afetou principalmente os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de áreas do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Em Tupã e região, os efeitos foram sentidos com máximas elevadas e baixa umidade do ar, cenário típico de eventos extremos de calor registrados nos últimos dias.

De acordo com o IPMet, a mudança no padrão atmosférico deve favorecer a formação de instabilidades no estado de São Paulo. Entre esta segunda-feira (29) e a quarta-feira (31), a atuação de um sistema de baixa pressão no interior do continente, associada a uma frente fria que avança pelo oceano, mantém a previsão de sol entre nuvens, com ocorrência de chuvas e trovoadas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. Algumas dessas chuvas podem ser pontualmente fortes.

Ainda segundo o instituto, as temperaturas começam a apresentar leve declínio a partir da terça-feira (30). Para Tupã, as máximas seguem elevadas no início da semana, variando entre 33°C e 34°C, mas com tendência de redução gradativa nos próximos dias, acompanhada do aumento da nebulosidade e da umidade do ar.

Na quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), o tempo permanece instável em todo o estado, com previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, que em alguns momentos podem vir acompanhadas de descargas elétricas. As temperaturas devem continuar em declínio, reforçando o enfraquecimento definitivo da onda de calor e trazendo condições mais amenas para o início de 2026.

natal de luz

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram