2026 começa com uma boa notícia para a Educação em Tupã. Através da portaria interministerial nº 14 do Ministério da Educação e Ministério da Fazenda, publicada em 31 de dezembro de 2025, o governo federal constatou avanços significativos na gestão educacional e melhoria nos indicadores de aprendizagem da rede municipal de Ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, o Ministério da Educação atestou que a rede municipal de ensino tupãense cumpriu as condicionalidades legais adotadas como critério para diagnosticar a realidade educacional do município.
Entre as condicionalidades estão a nomeação técnica de cargo ou função de gestor escolar; a participação de pelo menos 80% dos estudantes de cada ano escolar periodicamente avaliado por meio dos exames nacionais do sistema nacional de avaliação da educação básica; além da redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais.
Tupã também cumpriu a condicionalidade que prevê a colaboração entre Estado e Município, através de ações conjuntas que visam a melhoria da aprendizagem, como, por exemplo, o programa Alfabetiza Juntos.
A secretária de Educação destacou que além de comprovar os avanços na Educação Municipal, a avaliação do Ministério da Educação garantirá recurso complementar de R$ 1.577.713,61, referente à Complementação da União – VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), do novo Fundeb, para o ano de 2026.
Vale lembrar que em 2025, Tupã não foi contemplada por deixar de cumprir duas das condicionalidades. Para a secretária, voltar a conquistar esse recurso adicional, que possibilitará novos investimentos da rede municipal de ensino é o reconhecimento dos esforços e comprometimento de toda a equipe da Secretaria de Educação.
“A conquista desse resultado reflete o empenho diário de cada professor, gestor, coordenador, servidor e profissional da educação, que contribuem, com dedicação e profissionalismo, para a melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes”, elogiou.
Ela também agradeceu o apoio do prefeito Renan Pontelli, que desde o início do mandato vem defendendo uma educação cada vez melhor e mais inclusiva para todos. “Esse resultado demonstra que estamos avançando na gestão educacional e melhoria dos indicadores de aprendizagem. E isso motivou ainda mais a continuarmos, todos, trabalhando juntos e cada vez mais para trazer novos avanços e conquistas para nossa educação municipal”, conclui Carla.