09 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Arco-íris: Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus terá quermesse drive-thru

Na próxima quinta-feira dia 6 de agosto, será feriado municipal na vizinha cidade de Arco-Íris, em comemoração ao Dia do Padroeiro, Senhor Bom Jesus.

Na próxima quinta-feira dia 6 de agosto, será feriado municipal na vizinha cidade de Arco-Íris, em comemoração ao Dia do Padroeiro, Senhor Bom Jesus.

A programação terá início com a celebração de uma missa, que acontece neste domingo, dia 2, às 9 horas da manhã pelo padre Marcos Aparecido Ribeiro Maciel. Lembrando que, por causa da pandemia, não haverá a presença de fiéis, com transmissão online pela rede social da paróquia.

Na segunda-feira, dia 3, às 19h30 min, começa o tríduo em preparação da data, com missa online celebrada pelo padre Marcos Roberto Cesário Silva; na terça-feira, dia 4, no mesmo horário, missa com o padre Murilo Aparecido Dias, da Igreja Nossa Senhora Aparecida, de Oriente; e no dia 5, missa com o padre Luciano Pontes, da Igreja São Judas, de Tupã.

Na quinta-feira da semana que vem, dia 6 de agosto, feriado no vizinho município, as comemorações começam cedo, às 7 horas da manhã, com a alvorada.

Ainda no dia 6, às 18 horas, será realizada a procissão motorizada, com saída da Fecularia Marinez, seguida de benção dos veículos na frente da Igreja Senhor Bom Jesus.

Logo em seguida, será celebrada a santa missa pelo padre Marcos Aparecido Ribeiro Maciel, com a presença ainda de padres da região.

O administrador paroquial Marcos Aparecido Ribeiro Maciel destacou que neste ano, por causa da pandemia, a quermesse está confirmada, mas em outros moldes: será drive-thru.

Ou seja, as pessoas deverão adquirir os cupons para os produtos antecipadamente e fazer a retirada no dia 6, a partir das 11 horas, no salão paroquial, com a adoção de todas as medidas de precaução. Em Tupã, os produtos poderão ser retirados a partir das 18 horas na Igreja São Judas Tadeu.

A quermesse servirá leitoa assada, frango assado, batata e sobremesa.

O padroeiro

O padroeiro de Arco-Íris, Senhor Bom Jesus, foi escolhido pela família Morábito, que fez a doação do terreno para a construção da então Capela do Senhor Bom Jesus, atual Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris.

Naquela época, o então povoado estava dividido e tinha dois nomes. Do lado pertencente à família Morábito, chamava-se Senhor Bom Jesus; do outro, pertencente à família Zamora, era Santa Helena. Somente em 1947 passou para a denominação atual, com a transformação em distrito.

Os anos se passaram e, em 1958, mais precisamente no dia 16 de julho, o então bispo diocesano de Marília, dom Hugo Bressane de Araújo, desmembrou o Distrito de Arco-Íris da Paróquia São Pedro, de Tupã, criando a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris.

O desmembramento foi realizado durante as festividades alusivas à Nossa Senhora do Monte Carmelo, sendo efetivado de acordo com o parágrafo 2º das normas do Cânom 1.427. Já a instalação da Paróquia Senhor Bom Jesus ocorreu no dia 8 de setembro de 1958, durante a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Na época, era pároco da Matriz de São Pedro, em Tupã, o padre Afonso Hafner. O papa era Pio XII.

Na ocasião da instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Arco-Íris, várias famílias locais assinaram o livro de ata. Entre os presentes estavam Geraldo Borges de Freitas e Geraldo Borges de Freitas Filho, Adelino Bragato, Augusto Demori, Antônio Rodrigues Lago, Gentil Morábito e Carmino Pantolfi, entre outros.

O presidente da Congregação Mariana em Arco-Íris, naquela data, era Vicente de Paula Machado. No dia de instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus, a família Morábito trouxe uma réplica da imagem do Senhor Bom Jesus de Pirapora, que adentrou a igreja acompanhada por uma multidão de pessoas.

Anos mais tarde, com a paróquia já em plena atividade, a família Zamora fez a doação do terreno para a construção do Casa Paroquial.



Jornal Diário
+ VEJA TAMBÉM