10 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Governo rebaixa região de Marília para fase vermelha da flexibilização da quarentena

Cabe ressaltar que Tupã opera como estivesse na fase 4 do Plano SP, pois conquistou na justiça, através de liminar, a possibilidade de manter abertos os serviços que hoje funcionam na cidade durante a pandemia.

O governo de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (19) o retrocesso da região de Marília da fase laranja para a fase vermelha no plano para a flexibilização da quarentena devido à piora nos indicadores de saúde.

Com o rebaixamento, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar a partir de segunda-feira (22).

Com a nova atualização do Plano São Paulo, cinco regiões do estado estão agora na fase mais restrita (vermelha): Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Marília e Registro. As demais regiões permanecem na fase laranja, em que é permitida a abertura de comércio de rua, shoppings e outros serviços não essenciais.

Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), total de leitos por 100 mil habitantes e novas internações, casos e mortes na semana em comparação à semana anterior.

Várias cidades apresentaram piora nas taxas de ocupação e novas internações, critérios que possuem peso maior na conta.

Cabe ressaltar que Tupã opera como estivesse na fase 4 do Plano SP, pois conquistou na justiça, através de liminar, a possibilidade de manter abertos os serviços que hoje funcionam na cidade durante a pandemia.

A taxa de ocupação de leitos também é boa e mantém-se estabilizada. O boletim mais recente divulgado pela Prefeitura de Tupã informa que a taxa de ocupação hospitalar nos leitos de UTI está 10%, atendendo 1 paciente da microrregião.

Nos leitos de enfermaria a taxa de ocupação apresentou nova queda e atualmente está em apenas 10%, atendendo pacientes da microrregião. Os dados também mostram que nesta quinta-feira Tupã permaneceu sem nenhum paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 internado na enfermaria ou UTI da Santa Casa.

O prefeito Caio Aoqui já afirmou que caso haja aumento dessa taxa, poderá a qualquer momento voltar com medidas mais restritivas.

Fases da flexibilização

Os indicadores de saúde definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:

- Fase 1 - Vermelha: Alerta máximo
- Fase 2 - Laranja: Controle
- Fase 3 - Amarela: Flexibilização
- Fase 4 - Verde: Abertura parcial
- Fase 5 - Azul: Normal controlado

De acordo com a fase cada região pode liberar a abertura de diferentes setores da economia fechados pela quarentena. Veja na figura abaixo:



Redação Tupacity.com/Com informações G1
+ VEJA TAMBÉM