26 de Outubro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Grupo de pescadores solta mais de 10 mil peixes alevinos no Rio Feio

Grupo "Pescadores Solidários - Amantes da Natureza" possui mais de 200 membros de diversas partes da região que se uniram no combate à pesca predatória

Com objetivo de repovoar os rios da região durante o período de Piracema em que a pesca é proibida, o grupo "Pescadores Solidários - Amantes da Natureza", realizou a soltura alevinos nas águas do Rio Feio, mais conhecido como Aguapeí, localizado entre Pacaembu e Mirandópolis.

Lúcio, mais conhecido como 'Bico', que é um dos organizadores da ação e membro do grupo, mobilizou os amigos para que doassem quantias em dinheiro para a aquisição dos alevinos, que são peixes recém nascidos.

Com o valor adquirido, foi possível realizar a primeira soltura no feriado do dia 15 de novembro. Mais de 13 mil alevinos puderam ser soltos.

A ação atingiu estrategicamente o córrego Iracema, Lagoas do Amaral, Monte Serra e demais vazantes do Rio Feio. Os alevinos era das espécies Piauçu, Pacú e Curimba.

De acordo com a organização, o grupo de pescadores conta com mais de 200 membros de diversas partes da região, incluindo Tupã, que se uniram no combate à pesca predatória e que motivados pelo amor à natureza, vêm desenvolvendo ações que visam contribuir para o repovoamento de peixes através da soltura dos mais diversos tipos de alevinos realizada periodicamente.

A próxima soltura está marcada para o final de janeiro no Rio do Peixe, região de Tupã. A soltura dos alevinos é importante para procriação das espécies nativas.

Cuidados para soltura de alevinos

Para ter sucesso na hora da soltura e evitar a mortandade dos alevinos, é necessário o piscicultor adotar e observar algumas recomendações técnicas.

Ao efetuar a soltura, o produtor deve evitar os horários de muito calor ou sol forte; colocar, também, as embalagens com os alevinos ainda fechadas na água; colocar a mão na água da embalagem e do açude para sentir se há diferença de temperatura.

Caso haja, colocar a água do açude dentro da embalagem misturando-a lentamente pelo tempo de aproximadamente 20 minutos. Após estes procedimentos, quando a água estiver equilibrada, liberar os alevinos no açude.

Quer contribuir?

O grupo aceita contribuição de pessoas interessadas em ajudar na causa. Os interessados podem entrar em contato com Bico pelo (18) 99740-3868 ou ainda acessar as redes sociais do grupo, clicando aqui.


Veja a galeria de fotos da soltura dos alevinos no dia 15:


Redação Tupacity
+ VEJA TAMBÉM