06 de Março de 2021
20º/30º
Notícias - Região

Marília tenta aumento de leitos para Covid após lotação máxima

Falta de leitos pode fazer toda a região de Marília retroceder para a fase vermelha do Plano SP; próxima reclassificação deve ser nesta quinta-feira (7).

A Prefeitura de Marília está avaliando a possibilidade para aumento no número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), reservados para pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) exclusivas para esses pacientes, alcançaram lotação máxima na madrugada desta terça-feira (5), de acordo com a Secretaria da Saúde do município.

Por sorte não foi necessária a transferência de pacientes para outros municípios da região - o que aconteceria se surgisse mais algum mariliense ou morador de outra cidade em estado grave com sintomas do novo coronavírus.

Existem 26 leitos de UTI para Covid-19 vinculados ao SUS no Hospital das Clínicas, 20 no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e 10 na Santa Casa.

No início da noite de ontem, os leitos dos hospitais localizados em Marília atingiram 96,43% de ocupação, situação extremamente crítica.

Igualmente preocupante naquele momento, segundo boletim oficial, estava a ocupação dos 64 leitos clínicos existentes na cidade, em 89%, com 57 deles preenchidos. Ao todo, são 31 no HC/Famema, 20 no HBU e 13 na Santa Casa.

Região

Em todo o Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9), que engloba 62 municípios, são 157 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Segundo dados oficiais do Estado desta terça-feira, 115 deles estavam ocupados. Isso significa uma ocupação de 73,18% dos leitos existentes em toda a região.

Assim como em Marília, é o maior índice regional de ocupação já registrado, o que pode levar a um retrocesso no Plano São Paulo - que estipula medidas restritivas para o combate do novo coronavírus. A próxima reclassificação acontece nesta quinta-feira (7).



Secretário

Em entrevista ao Marília Notícia, o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto, relembrou que a cidade optou por montar seu 'hospital de campanha', com recursos recebidos por conta da pandemia, dentro dos próprios hospitais existentes no município.

Ou seja, a estratégia adotada pela administração municipal foi a contratação de mais leitos de UTI e enfermaria no HBU e na Santa Casa, vinculados ao SUS. "Nós pactuamos os leitos clínicos, aumentamos os leitos de UTI lá atrás. Isso já foi criado", disse Cassinho.

"Existe a possibilidade de novos leitos clínicos? Na Santa Casa, não. No HBU talvez e HC também talvez", afirmou o secretário.

Já em relação aos leitos de UTI, não existiria possibilidade de ampliação na Santa Casa, segundo Cassinho. No entanto, no HC/Famema e no HBU, o aumento não estaria descartado.

O secretário também aguarda o anúncio de abertura de leitos para pacientes com Covid-19 em outras cidades da região, o que pode desafogar o Hospital das Clínicas de Marília, por exemplo.

"Garça está transformando cinco leitos de UTI normais em leitos Covid. Isso pode fazer com que tenhamos alta da população de Garça [que está internada em Marília>. Se tiver cinco pacientes de Garça aqui, eu libero para Marília", explicou.
Marília Notícia
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM

Ao ver o pai agredir a mãe com uma cadeira, menina de 9 anos aciona a Polícia Militar e homem acaba preso

Vítima segurava uma faca e um espeto para se defender quando os policiais chegaram no local.

Sete pacientes de Paraguaçu Paulista ficam feridos em engavetamento na Rodovia Castello Branco em SP

Moradores do interior de SP estavam em um van da prefeitura que os levava para consultas médicas em hospitais da capital. Acidente envolveu quatro veículos no trecho que passa por Barueri, na Grande São Paulo.

Dracena registra recorde regional de 7 mortes causadas pela Covid-19 e total de óbitos na pandemia dispara para 85

As vítimas fatais foram dois homens, de 71 e 86 anos, e cinco mulheres, sendo duas de 74 e as demais de 61, 78 e 83 anos.

Professor Paulo Trindade morre em acidente na estrada que liga Rinópolis a Piacatu

O bastense Paulo Trindade e o motorista do outro veículo foram conduzidos com ferimentos graves para uma unidade de saúde de Piacatu e em seguida para Bilac, mas, o professor não resistiu.

Chavantes confirma 1º caso da variante brasileira do coronavírus e endurece quarentena

Segundo assessoria, caso é de um médico que foi para São Paulo no início da semana e fez o teste. Prefeitura publicou decreto com toque de restrição das 20h às 5h e novas proibições.

Polícia do 13° batalhão de Bauru apreende armas de fogo e embalagens de droga em Rinópolis

O individuo foi detido e conduzido para o plantão Policial de Tupã

- Veja a lista completa