10 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Região

Pompeia fiscaliza quarentena de confirmados

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS), com apoio das sete USFs e das duas UBSs de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), iniciou uma fiscalização de cumprimento da quarentena quanto aos moradores diagnosticados com a Covid-19.

Aqueles que descumprem a regra e colocam em risco outras pessoas podem ser punidos. Um Boletim de ocorrência será registrado caso o infectado não respeite o prazo de isolamento estipulado, já que o desrespeito pode configurar crime contra a saúde pública.

Em julho do ano passado, um Boletim de Ocorrência foi registrado contra uma médica pompeiana, por infração à medida sanitária preventiva.

O monitoramento dos casos confirmados vinha sendo realizado por telefone. Mas, com o aumento registrado nos últimos dias e após diversas denúncias sobre a quebra da quarentena, a vistoria casa em casa teve início nesta segunda-feira (19). Cerca de 110 residências foram visitadas.

"Houve um aumento no número de pessoas acometidas pela doença e também cresceu o número de denúncias de munícipes positivos para a Covid-19 que não estariam permanecendo em suas residências. Por esse motivo, alertamos a esses moradores que as visitas serão realizadas durante todos os períodos do dia, toda a semana, sem notificação prévia", explica o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento.

Ainda de acordo com o gestor, caso a pessoa com diagnóstico positivo não seja encontrada, um Boletim de Ocorrência deve ser efetuado, anexando o Termo de Responsabilidade assinado pelo morador em sua Unidade de Saúde de referência. O caso então é encaminhado para a Polícia Civil.
Marília notícia
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM