01 de Fevereiro de 2023
20º/30º
Notícias - Saúde

Avanço da Covid-19 faz Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz restringir entrada de visitantes no hospital

O mais recente boletim epidemiológico indica que a cidade contabiliza 10.884 casos positivos e 139 óbitos causados pela doença desde o início da pandemia.

Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz (SP) — Foto: TV Fronteira
Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz (SP) — Foto: TV Fronteira


A Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz (SP) restringiu a entrada de visitantes na unidade, a partir desta quinta-feira (29), em decorrência do aumento do número de internações por Covid-19.

Com a decisão, ficam restritas as visitas em geral aos pacientes do hospital. Na prática, só será permitido um acompanhante por paciente. Caso o paciente necessite de acompanhante permanente, só será permitida a troca duas vezes ao dia, às 7h e às 19h.

O funcionamento passa a ficar da seguinte forma:

- só será permitido um acompanhante por paciente;
- a circulação de visitantes dentro do hospital está proibida, exceto o acesso de um acompanhante por paciente;
- caso familiares queiram saber notícias do internado, o acompanhante será autorizado a sair do quarto onde o paciente está e se dirigir até a recepção para dar informações aos parentes ou conhecidos.

Segundo a comissão técnica da Santa Casa, a medida foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade.

"Nós ficamos muito preocupados com o aumento de casos de Covid no município, na região, em todo o Estado de São Paulo e o país. Então, nós vamos nesse momento restringir as visitas dentro do hospital. Os pacientes internados, que já estão aqui com outras patologias, tendo risco de vida. Os horários de visitas seguirão normais, mas a gente pede que a população não tenha muita circulação de visita dentro do hospital", explicou a enfermeira responsável técnica da Santa Casa, Franciele Cavichioli Moreno.

"Paciente hospitalizado tem direito a um acompanhante 24 horas. Esse acompanhante entrará com ele na internação. Será trocado de acompanhante às 7h e às 19h. Então, a gente pede que esse acompanhante retransmita a informação desse paciente para todos os seus familiares", prosseguiu ela.

"Outros hospitais também já tomaram essas medidas. Hospitais maiores. Nosso hospital de referência já tomou essa medida de restrição do horário das visitas dentro do hospital. Então, nós achamos necessário nesse momento também adotar essas medidas", salientou.

A enfermeira também alertou sobre a importância da continuidade do uso de máscara para prevenir a proliferação do novo coronavírus.

"Pra finalizar, a gente gostaria de orientar a toda a população, quando precisar vir até o hospital, tanto pra consulta em pronto-socorro ou mesmo os acompanhantes, que venha até o hospital com máscara. Ainda é importantíssimo o uso de máscara. Não será permitida a entrada no hospital sem o uso de máscara", concluiu Franciele.

Três mortes ocorreram na última semana e, entre os dias 23 e 28 deste mês, a cidade confirmou mais 175 casos da doença.

Somente nas últimas 24 horas, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) registrou mais 59 novos casos positivos de Covid-19 em Osvaldo Cruz. Com isso, o total subiu para 10.884 registros, segundo o boletim atualizado nesta quinta-feira (29). Os óbitos permanecem em 139 desde o início da pandemia.

Os descartados foram de 7.455 para 7.480, ou seja, um crescimento de 25 pacientes.

Os casos isolados, que envolvem pessoas contaminadas e em quarentena em casa, subiram de 199 para 204, ou seja, cinco a mais. Os recuperados são 10.541.

A Santa Casa informou que há três pessoas internadas para o tratamento da Covid-19 no hospital: uma moradora de Salmourão (SP) e dois pacientes de Osvaldo Cruz.

Em nota oficial divulgada na tarde desta quinta-feira (29), a Santa Casa pontuou que "conta com a colaboração e o entendimento de todos" e que a medida restritiva segue decisão semelhante adotada em outros hospitais da região.
Portal G1
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM