09 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Banco de Sangue de Tupã segue com baixo estoque e precisa de doações

Após a reforma no prédio, o Banco de Sangue voltou a atender a população na Rua Manoel Ferreira Damião, 426, ao lado do Pronto-Socorro. O atendimento para coleta de sangue e orientações é de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 12 horas.

Banco de Sangue de Tupã segue com baixo estoque e precisa de doações
Banco de Sangue de Tupã segue com baixo estoque e precisa de doações


O Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã continua precisando de doações para atender a demanda de pacientes e continuar salvando vidas. Na semana passada, o Tiro de Guerra fez uma campanha de doação de sangue que colaborou com a reposição dos estoques do hospital. Mas a necessidade é diária.

A bióloga responsável pelo Banco de Sangue, Débora Guastalle, disse que esta semana, porém, se iniciou com poucas doações. "Para que o estoque se mantenha com bons números, é preciso realizar pelo menos 25 coletas por dia. Hoje (ontem) tivemos 12 doações. É um número relativamente bom, mas a nossa média por dia é de 7 a 8 doadores", afirmou.

A bióloga explicou que os estoques continuam em baixa, inclusive o sangue de tipo O negativo. "Precisamos de todos os tipos de sangue, principalmente o de fator RH negativo que hoje está bem baixo", disse.

O Banco de Sangue solicita para que os colaboradores não deixem as doações para o final de ano, pois é uma época em que se precisa de ainda mais bolsas de sangue. "Por causa dessa última campanha que fizemos com o Tiro de Guerra, teremos uma semana mais tranquila. Mas vamos precisar de mais bolsas", disse.

Com o aumento das viagens de fim de ano, aumenta também o número de acidentes nas estradas e as solicitações de bolsas de sangue para atender essas vítimas. Vale lembrar que cada bolsa de sangue tem validade de 35 dias.

A bióloga explicou que as bolsas de sangue não chegam a ficar esse período estocadas por causa da demanda de atendimentos. "Não dá tempo de elas ficarem armazenadas nesse período, porque temos muitos pacientes para atender", afirmou.

Após a reforma no prédio, o Banco de Sangue voltou a atender a população na Rua Manoel Ferreira Damião, 426, ao lado do Pronto-Socorro. O atendimento para coleta de sangue e orientações é de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 12 horas.

Doações

Os requisitos para doar sangue: estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e estar alimentado.

Também é preciso evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Os impedimentos temporários para doar sangue são: ter gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas; período gestacional; período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; amamentação: até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); extração dentária: 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; transfusão de sangue: 1 ano; vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina; exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Diário de Tupã
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM