29 de Novembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Cadastramento no SUS já contabilizou mais de 47 mil formulários realizados

Site oficial da prefeitura permanece disponibilizando formulário para preenchimento online.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Cadastramento no SUS ainda está disponível para toda a população pelo site oficial. De acordo com a Pasta responsável, a data final para a realização do cadastramento foi prorrogada para dezembro devido à pandemia do Coronavírus.

Até o momento, 47.888 cadastros foram contabilizados, totalizando 73,03% da população, como explica a enfermeira da Secretaria da Saúde, Mariana Vendrami Parra Sanches.

"O cadastramento tem por objetivo inscrever o maior número de munícipes, conforme a determinação do Ministério da Saúde, o que viabilizará recursos e mais medicamentos para a população de acordo com o número de inscritos. Desta forma, é de extrema importância que todos se atentem para integrar este cadastro”.

Mariana ainda ressalta que a inscrição pode ser feita online no portal da Prefeitura ou em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

"Com a pandemia, a Secretaria de Saúde interrompeu os mutirões de cadastramento, que antes eram realizados aos finais de semana; e agora, a Prefeitura retornou com as inscrições presenciais nas UBSs da cidade. É importante ressaltar que as orientações da Pasta são para que o cadastro seja realizado pelo site da Prefeitura, evitando assim a aglomeração de pessoas nas Unidades”.

Já o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que todos os munícipes que optarem por realizar o cadastramento presencialmente nas UBSs, devem seguir todas as orientações da Secretaria, que recomenda o uso indispensável de máscaras de proteção, distanciamento de 1,5m de outras pessoas e a higienização das mãos com álcool 70%.

"O cadastramento online, disponibilizado no site oficial da Prefeitura, é a maneira mais eficaz para evitar aglomerações de pessoas nas Unidades de Saúde e também para que o Coronavírus não se espalhe. No entanto, entendemos que muitas pessoas necessitam de apoio para o manuseio de equipamentos eletrônicos e, por isso, de maneira cuidadosa, retornamos as inscrições presenciais nas UBSs”, contou.

Miguel ainda informou quais documentos são necessários para a realização do cadastro. "Para os munícipes que optarem por preencherem o formulário em alguma Unidade, é preciso levar o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de endereço e o número do NIS (caso seja beneficiado pelo programa Bolsa Família)”, concluiu.
Prefeitura de Tupã
+ VEJA TAMBÉM