10 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Cadastro no sistema E-SUS é prorrogado por mais quatro meses

Agora, 12 mil tupãenses que ainda não realizaram o cadastro terão até final de agosto para efetuá-lo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o cadastramento no sistema E-SUS foi novamente prorrogado pelo Ministério da Saúde. Agora, os 12 mil munícipes que ainda não haviam realizado seus cadastros no sistema terão até o final de agosto para efetuarem.

Para isso, a Prefeitura ainda mantem seu site disponível para a população realizar o cadastro de sua residência, basta acessar tupa.sp.gov.br, clicar no banner em destaque do Cadastro no SUS e preencher todos os dados solicitados.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o número de cadastros contabilizados já atingiu grande porcentagem da população tupãense, mas que é importante todos os munícipes realizarem o cadastramento, pois assim o município garante verbas para o setor da Saúde e os atendimentos da Atenção Básica para a população.

"O cadastramento no sistema E-SUS tem por objetivo inscrever o maior número de moradores da nossa cidade. Assim, será possível viabilizar o repasse de recursos para a manutenção dos serviços prestados à população, inclusive aqueles munícipes que utilizam o sistema de saúde privado mas que eventualmente precisam dos cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou a Diretora do setor de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel ngelo de Marchi, ressaltou que o cadastramento foi prorrogado por conta do cenário epidemiológico atual, onde o Ministério da Saúde reconheceu que as ações das gestões municipais devem ser priorizadas para outros segmentos, como a vacinação da população contra a covid-19.

"Ainda assim o cadastramento não perde a sua importância, e por isso teremos um prazo de mais 4 meses para cadastrarmos cerca de 12 mil munícipes que ainda não se atentaram a isso. É importante ressaltar que apenas um membro da família consegue fazer o cadastro para todos os outros, basta ter em mãos os documentos solicitados", informou o médico.

Miguel ainda destacou a facilidade que o sistema oferece para o preenchimento online. "Além de ser a forma mais segura, o formulário apresenta opções fáceis de serem acessadas, com a solicitação de documentos comuns, como o CPF e cartão do SUS", contou.

O prefeito Caio Aoqui ainda apontou como o Sistema de Saúde público é importante para todos. "Sem recursos da Saúde estaríamos passando pela pandemia do coronavírus com muita dificuldade, por isso precisamos garantir que o município receba estes recursos de acordo com a demanda da população", pediu.

O vice-prefeito Renan Pontelli reforçou o pedido para que todos os munícipes que ainda não realizaram o cadastro para que acessem o site da prefeitura ou procurem por ajuda em uma das Unidades de Saúde do município.

"Vale lembrar que os cadastros com informações incorretas são automaticamente descartados, e não constam no sistema do E-SUS. Também vale ressaltar que as pessoas que moravam em outras cidades e realizaram o cadastro lá mas agora são residentes em Tupã, devem realizar novamente o cadastro, agora pelo nosso sistema", alertou.
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM